O Associativismo na prática

Afinal para que serve? O tardio segredo ou a grande sacada desta vida é perceber seus paradoxos, ou seja, perceber que precisamos fazer exatamente o contrário que nossa lógica parece mostrar. Tanto na vida como na economia, aquele que entende que dividir é somar consegue encontrar o caminho da prosperidade e a perenidade para seus negócios, e perceberá também que isto promove a paz e a felicidade, afinal o que é mais gostoso nesta vida do que realizar um feito em parceria com alguém?

O Associativismo é tudo isto, mas talvez por sermos doutrinados para a competição, não consigamos enxergar a sua grandeza e buscamos nele apenas obter vantagens pessoais, e por mais curioso que possa parecer, o Associativismo pode sim te oferecer inúmeras vantagens pessoais, bem menores, mas talvez possa abastecer os desejos efêmeros de quem deseja apenas competir.

Vamos a alguns exemplos. Sabendo que o sucesso ou fracasso de um empreendimento está ligado diretamente a 5 fatores, a saber: a visão de mercado, adequação a legislação, a visão de cooperação (alguns persistem chamar de concorrência), as estratégias para o lucro e suas obrigações sociais de produzir (impostos, emprego, renda, bens, benefícios para o entorno e LUCRO). Em todos estes aspectos você pode ir rápido rumo ao sucesso se for sozinho, mas se for junto com todos pode ir muito mais longe. É uma escolha.

Na prática, o associativismo pode ampliar a tua visão de mercado, onde você pode enxergar muito mais oportunidades que problemas. Pode lhe ajudar com as questões legais, te orientando ou te defendendo. Pode ampliar tua visão empreendedora. Pode lhe ajudar na gestão. Pode ampliar a tua esperança nos negócios. Vai lhe mostrar a força da cooperação e vai lhe ensinar a valorizar o comércio local.

Nas estratégias irá lhe proporcionar diversos canais para ampliar tuas vendas através de network, feiras, rodadas de negócios etc. Irá te ajudar com os custos com centrais de compras, informações etc. Vai te trazer muita informação que vale mais que dinheiro. Vai te proporcionar interação que lhe trará informação. Ampliará a tua representatividade para melhorar o ambiente de negócios da tua área. Vai lhe trazer oportunidades de inovar e muito mais. Na tua responsabilidade social irá te orientar com os tributos (acompanhe o comitê tributário e veja quanta informação estão produzindo), além de lhe oferecer oportunidades de ações coletivas que farão tua empresa recuperar impostos indevidos (a ACIPG já tem mais de 20 ações coletivas, algumas já vitoriosas e trazendo muito recurso para nossa região).

Ainda vai lhe ajudar com a contratação e formação de suas equipes. Vai lhe proporcionar oportunidades para melhorar seus produtos. Facilitará teu trabalho no entorno social (veja o que o projeto Antares vem fazendo), e muito mais ainda em seus comitês ambiental, cultural, econômico e político.
Enfim, no Associativismo você poderá ampliar seus lucros e assim rentabilizar o capital, além de poder adquirir com menor custos (acompanhe as cooperativas de crédito), vai poder reinvestir no teu negócio pois o que não cresce desaparece, investindo inclusive no teu segmento, razão maior de teu sucesso e por fim premiar a tua ousadia e os teus riscos. Muitas empresas evoluíram e já entenderam que muito além de investir nos recursos materiais, financeiros e humanos nas empresas, é preciso investir no mercado, investir no social, investir na transparência e justa arrecadação dos impostos e influenciar no seu destino.

Já compreendem que devemos ir além e investir no social, no ambiental e na retidão da gestão, pois só ela poderá assegurar os resultados dos quais a sociedade depende. Esta é a essência do ESG já badalado nas grandes companhias, mas podemos ir além e compreender que parte do lucro pode ir para o social, mas também pode ser reinvestido de forma cooperada no segmento e setor econômico que atuamos.

E quando isto acontecer, em todos os níveis e segmentos, teremos então encontrado a paz e prosperidade. Simples assim. Factível, depende apenas de nós. Este é o caminho. Isto é Associativismo na prática. Isto é Associar. Vamos trilhar.