A ACIPG

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa – ACIPG – foi fundada em 18 de junho de 1922.
Em pouco tempo o grupo idealizador da entidade recebia o apoio e a colaboração de outros empresários.
Não demorou para a entidade crescer e modificar positiva e continuadamente o dia a dia da cidade.

A ACIPG teve participação importante no desenvolvimento de Ponta Grossa. Entre as bandeiras defendidas pela entidade estiveram a implantação da Companhia Prada de Eletricidade, que aumentou o fornecimento de energia da cidade, possibilitando que mais empresas pudessem se instalar no município e a criação da Companhia Pontagrossense de Telefones (a CPT), que colocou a Princesa dos Campos em contato com o mundo.
A força da ACIPG também esteve presente na luta que possibilitou o aumento no abastecimento de água através da Represa de Alagados. O processo de industrialização e a idealização do Distrito Industrial Cyro Martins também tiveram o apoio importante da ACIPG. Com a criação do Distrito Industrial, Ponta Grossa transformou-se na capital latino-americana do processamento de soja.

    O fomento ao turismo também fez parte, nesses anos, das lutas da ACIPG. Foi assim na criação da Münchenfest, a Festa Nacional do Chopp Escuro, que colocou a cidade na rota das grandes festas do Sul do Brasil e despertou o turismo na região e mais recentemente, na gestão de Douglas Fanchin Taques Fonseca, na criação do Convention & Visitors Bureau dos Campos Gerais.

Nomes de destaque
    Da ACIPG saíram ainda lideranças políticas da comunidade, como Luiz Gonzaga Pinto (presidente da entidade de 1960 a 1964 e de 1982 a 1986), que foi prefeito de Ponta Grossa, além dos ex-secretários municipais Edilson Baggio, David Montes e Calixto Ajuz (também ex-presidentes da ACIPG).

Integração Social
    A ACIPG se consolidou em Ponta Grossa com um importante papel de representação da classe empresarial e também pela sua dedicação a assuntos comunitários. A criação de projetos como o Programa Ponta Grossa É Mais, em 1993, é um grande exemplo do envolvimento com a sociedade. Naquele ano, o então presidente Renato Gomes Napoli liderou a criação do programa. A cidade ganhou outros ares, com a iluminação de fim de ano, a recuperação da paisagem urbana, opções de lazer, campanhas de estímulo à geração de empregos, valorização da auto-estima do pontagrossense, entre outros benefícios.

    Em 1998, quando Douglas Fanchin Taques Fonseca assumiu a presidência, a ACIPG ganhou uma postura mais participativa em relação aos fatos ocorridos na cidade. A entrada da entidade nas discussões mais diversas e nos assuntos de maior relevância consolidou a Associação Comercial como uma das grandes forças motoras de Ponta Grossa.

    Foi também nesta gestão que a ACIPG firmou convênios importantes para o empresariado da região. O primeiro, com a Fundação Getúlio Vargas, trouxe para os Campos Gerais os cursos de pós-graduação da FGV; o segundo, com o SEBRAE, implantou o Projeto Empreender.

    Em 2000, a ACIPG reestruturou o Departamento de Comércio Exterior e intensificou o desenvolvimento de ações visando o fortalecimento do setor. Ainda na área de exportação e importação, a Associação Comercial encabeça o projeto para instalação de uma Estação Aduaneira Interior – EADI em Ponta Grossa. E as vantagens alcançadas com a EADI não ficarão restritas a Ponta Grossa. Toda região dos Campos Gerais será beneficiada. Junto com a EADI a Associação defende também a criação de um aeroporto como alternativa para os usuários do transporte aéreo de Ponta Grossa e Curitiba, tanto para passageiros como para carga e descarga.

Século XXI
    Desta forma, a ACIPG chegou ao século XXI com uma ampla esfera de atuação na sociedade princesina. Por isso, em 2001, alterou seu nome para Associação Comercial, Cultural, Industrial e Agropecuária de Ponta Grossa. A mudança da nomenclatura e as efetuadas no Estatuto dinamizaram ainda mais o campo de atuação da entidade.

    Passando a ter caráter cultural, a ACIPG iniciou um processo de investimentos em projetos nesta área. A primeira meta defendida foi a criação de uma vice-presidência específica para o setor. Através dela a entidade trabalha em atividades próprias e auxilia artistas locais na obtenção de apoio para realização de projetos.

    Também em 2001 a entidade adquiriu um terreno com mais de 10.000 m² – localizado estrategicamente na Avenida Visconde de Taunay, próximo a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Receita Federal. O terreno permanece como patrimônio da entidade, prevendo a continuidade do crescimento da ACIPG e expansão de seus serviços.

    Quando completou 80 anos, em março de 2002, a ACIPG mudou sua logomarca. A alteração vem ao encontro da necessidade de modernizar e atualizar o principal símbolo da entidade. Neste mesmo ano, a eleição fez retornar à presidência da ACIPG o empresário Renato Gomes Napoli. Os antigos projetos continuaram em prática e novas ações foram realizadas. A criação da Unidade de Negócios, centralizando todos os serviços da ACIPG em um só departamento foi uma das principais ações desenvolvidas. A estrutura física da sede da ACIPG também foi contemplada. O prédio passou por reforma e modernização, com o intuito de melhor atender ao associado.

    Em 2004, o atual presidente Jordão Bahls de Almeida assumiu pela primeira vez a gestão da entidade. Sua principal marca tem sido a continuidade e fortalecimento da atuação da ACIPG junto à comunidade local. A participação na bem sucedida Campanha 200 mil Eleitores é apenas um exemplo disso. A entidade tem sido ativa no Natal sem Fome e na Campanha do Agasalho, promovendo a solidariedade e suprindo a necessidade das famílias mais necessitadas do município.

    O Programa de Orientação do Estágio, PROE, auxilia acadêmicos das instituições de ensino da cidade na inserção no mercado de trabalho. A ACIPG também modernizou e reestruturou completamente o sistema de atendimento do SCPC, que é o principal banco de dados para consulta a crédito na região. Além disso, a entidade reúne comerciantes para promover descontos e sorteio de prêmios para o consumidor nas campanhas Liquida e Natal do Din Din. A partir de 2006, as promoções ganharam caráter regionalizado, com a participação de municípios vizinhos.

    A entidade também expandiu sua atuação no setor de eventos. Além do apoio à Münchenfest, a ACIPG contribui com a realização da Feira Agropecuária e Industrial e Ponta Grossa, a EFAPI. A feira é um importante momento para o agronegócio regional e fomenta o turismo de evento. A entidade ainda apóia o Congresso Sul Brasileiro de Comércio Exterior e o Congresso Internacional de Administração, realizado anualmente. O baile e homenagens do Dia da Indústria e o Mérito Comercial também são eventos promovidos pela Associação com o intuito de valorizar os setores produtivos do município.

    Além disso, a ACIPG promove palestras de capacitação, encontros empresariais com lideranças políticas municipais, estaduais e federais e cursos de treinamento. A representatividade da entidade tem alcançado tal reconhecimento na sociedade que, atualmente, a ACIPG possui assento em 50 conselhos e comissões municipais que deliberam e acompanham a atuação do Poder Público em áreas como infância e adolescência, saúde, patrimônio público e muitas outras.

    Em 2005, a ACIPG fomentou a criação da Cooperativa de Crédito dos Campos Gerais (Sicoob), sistema de serviços bancários que promove investimentos na própria cidade. Preocupada com o desenvolvimento sócio-econômico de Ponta Grossa e região, a entidade mantém o Projeto Empreender, que reúne empresas do mesmo segmento em núcleos e trabalha com os conceitos de cooperação e associativismo.

    Engajada nas principais demandas dos cidadãos, a ACIPG promove o Feirão do Imposto, uma campanha de conscientização sobre a quantia de taxas pagas pelo consumidor por produtos essenciais. Além disso, a entidade lidera mobilizações sociais em prol da infra-estrutura necessária ao desenvolvimento, como a revitalização do calçadão da avenida Coronel Cláudio, a duplicação de trechos utilizados para escoamento da safra e da produção regional, como a BR-373, e melhorias para o Distrito Industrial Cyro Martins.

    O constante crescimento da ACIPG levou a entidade a adquirir, em 2007, o prédio vizinho à atual sede. Com a unificação das estruturas, o atendimento ao associado será ampliado e aprimorado. O espaço ampliado permitirá a expansão dos serviços prestados e a criação de novos setores.

    A ampliação da estrutura física é apenas conseqüência do trabalho realizado ao longo destes anos de ativa participação da ACIPG na vida de Ponta Grossa. Estão entre seus principais objetivos a constante luta pelo desenvolvimento sócio-econômico do município e qualidade de vida dos cidadãos. Assim, a ACIPG pretende prosseguir na construção dinâmica de sua própria história, integrada à história da comunidade em que atua, deixando em cada época a marca do associativismo como fator preponderante para o desenvolvimento econômico, cultural e social e de forma igualitária nos diversos setores da sociedade.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com