ANALISTA DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
03 e 04/12/2025Instrutor: DANIEL GUNAR ALVES DO NASCIMENTO
Carga Horária: 8 horas
Valor: R$ 448.00
Valor Associado: R$ 299.00
Inscreva-se
Descrição
ANALISTA DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
Técnicas e ferramentas para o processo de Planejamento, Administração e Organização do Setor de Compras dos diversos seguimentos de mercado, para obter melhores resultados para as empresas.
Fatores do Desenvolvimento da Função Compras, Portais de Compras, Administração de Materiais e a Terceirização e Avaliação de Fornecedores.
Objetivo:
Capacitar Profissionais na área de Compras atendendo à demanda do mercado, promover aos participantes uma visão atualizada das atividades de compras, com exposição de técnicas e ferramentas necessárias para o processo de planejamento, administração e organização do setor.
Este curso foi estruturado visando atender à demanda das empresas em profissionais capacitados e qualificados na área de Compras. Por isso, seu conteúdo é totalmente prático e aplicado ao mercado.
Quem deve participar:
Profissionais que atuam em empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços, nos setores de Compras, Logística, ou outros setores de Suprimentos, que necessitem desenvolver, ampliar ou atualizar seus conhecimentos.
Pessoas que pretendam iniciar suas atividades nesta área, ou que eventualmente já atuem, mas tem pouca experiência e necessitem desenvolver conhecimentos e capacidade técnica.
Observação: Exercícios práticos, portanto os alunos deverão levar calculadora, lápis e borracha para a aula.
Das 18:30 as 22:30
Grade
Programa:
1.Importância da área de compras nas empresas.
2.A participação no capital investido da empresa.
3.Saber comprar: Fator determinante na competitividade.
4.Estratégia: Posicionamento e Competitividade.
5.O Impacto na Lucratividade com a Redução na Compra de Materiais e Serviços.
6.As responsabilidades dos Compradores.
7.A Integração da área com os outros departamentos.
8.A Função Compras.
9.A Qualificação de Compradores.
10.Objetivos da função Compras.
11.Tecnologias Aplicadas ao Sistema Compras | E-comerce
12.O sinal da demanda:
Solicitação de Compras,
MRPII, JIT,
Ponto de Pedido,
Vendedor door to door,
Contrato de Fornecimento.
13.Acompanhamento das entregas: Follow-up.
14.SCM – Supply Chain Management.
15.Centros de Serviços: Compras centralizadas.
16.A integração da Administração de Materiais com a Organização e Processos.
17.Os desafios dos Gestores na Gestão dos Estoques.
18.Curva ABC de Estoques.
19.Tempo de Ressuprimento = TR.
20.Ponto de Pedido.
21.Estoque Mínimo.
22.Estoque de Segurança.
23.Fator K de Segurança.
24.Lote Econômico de Compras.
25.Fatores da Terceirização nas Empresas.
26.Casamento Perfeito – Cliente x Vendedor.
27.Lições aprendidas.
28.Definição da Atividade a ser Terceirizada.
29.Seleção dos Fornecedores.
30.Avaliação e Acompanhamento da Parceria.
31.Critérios para Seleção de Fornecedores.
32.Custo Mark-up de Produtos/Serviços: Varejo e Indústria.
33.A Importância da Classificação de Fornecedores.
34.O critério preço não é o único importante na determinação dos lotes de compra.
35.Os critérios para o ranqueamento dos fornecedores: Qualidade; Pontualidade no fornecimento e Parceria.
36.Política para os fornecedores.
37.Exercícios Práticos
Currículo do Instrutor
Daniel Gunar Alves do Nascimento
MBA Produção e Logística, Pós-Graduado em Magistério Superior, Tecnólogo Superior em Logística. Professor e Consultor de Logística há mais de 16 anos, tendo visitado 23 capitais Brasileiras, superando a marca de mais de 50 cursos ministrados In Company em diversos temas. Várias consultorias nas áreas de Compras e Estoques, totalizando mais de 31 anos de experiência prática entre treinamentos, trabalhos CLT, consultorias e mentorias.