Uma dificuldade muito comum entre os lojistas é como realizar a divulgação e promoções de sua loja.
As promoções são uma forma barata para as pequenas e médias empresas (PMEs) aumentarem suas vendas. Mas você sabe como preparar a sua loja para uma boa promoção?
Uma promoção quando é realizada de forma assertiva, aumenta as vendas e também traz novos consumidores para a loja, entretanto, caso seja feita de forma mal elaborada, pode acabar prejudicando a imagem da empresa.
Então como criar essas promoções e divulgações especiais de forma efetiva? Neste artigo do Blog ACIPG vamos listar algumas dicas de como realizar estas divulgações. Acompanha já!
Dica 01 – Tenha um bom plano de ação:
Primeiramente você precisará de um plano de ação. Este plano serve para direcionar os seus esforços de forma correta e não se desfocar no meio da ação que irá realizar. Por exemplo: O que lhe motivou a criar esta promoção? Foram quedas em vendas, estoques altos, mudança de estação, datas comemorativas, aumento de clientes (…) De acordo com o seu objetivo, você desenvolverá as ações para execução.
Aqui também deve ser levado muito em conta o perfil do seu cliente. Conhecer seu público alvo é imprescindível para uma promoção de qualidade. Muitos lojistas fazem promoção se baseando no que as demais lojas realizam. Cuidado! Sempre observe se a loja a qual tem se espelhado ou realizado ações parecidas, possuem o mesmo público alvo que sua loja, assim você garante que terá maior efetividade nas suas ações.
Dica 02 – Invista na vitrine de sua loja:
Uma das principais responsáveis pela decisão de compra dos consumidores é a visão.
É possível perceber sua importância, em datas comemorativas por exemplo, onde é difícil passar por alguma vitrine sem anúncios de descontos e decoradas com o tema da data.
Sem dúvida, a vitrine é o elemento da loja mais importante, pois será ela que trará um cliente adentro, se sua vitrine chamar atenção, provavelmente suas vendas irão aumentar!
Mas o que é preciso saber para montar uma boa vitrine?
- Novamente, conheça o seu cliente!
- Invista em uma boa iluminação.
- Renovar o cenário com frequência.
- Aproveite as datas comemorativas.
- Exponha peças que estão disponíveis no estoque.
- Monte conjuntos por segmentos individuais e também coletivos.
- Crie parcerias com outros lojistas.
- Tome cuidado para não deixar a vitrine com excesso de informações.
Dica 03 – Cuidado com o seu estoque:
A organização do seu estoque é muito importante para que você encontre os produtos com agilidade na hora da venda.
Ter a variedade e a quantidade certa para poder atender os seus consumidores.
Por isso, o processo do estoque deve ser bem gerenciado, devendo-se conhecer as preferências do cliente e o perfil de compra de cada região, caso sua loja esteja inserida em mais localidades, é importante evidenciar o perfil de cada uma.
Realize a escolha de forma cautelosa de seus fornecedores, pois um produto com qualidade baixa, pode manchar o nome da sua empresa e fazer com que haja perda de clientes.
Não deixe o estoque parado por tempo demais. Neste caso, é melhor realizar uma venda com margem menor e assim fazer o estoque girar.
Dica 04 – Divulgue suas promoções além da loja física!
Na era digital, percebemos que a influência das mídias sociais no comportamento de compra está aumentando de forma exponencial! Então que tal aproveitar a oportunidade?
- Utilize as redes sociais da sua loja para postar as novidades, promoções, peças que chegaram. As redes sociais são uma opção de marketing com baixo custo e que permite interação dos consumidores, criando uma maior divulgação.
- Com pequenos investimentos em Social Ads (Social advertising é a publicidade veiculada em redes sociais e faz parte de estratégias de marketing para conectar consumidores e marcas – Citrus7) você garante que mais pessoas segmentadas ao seu nicho de mercado vejam suas promoções. Potencialize sua divulgação também utilizando as hashtags.
A divulgação através da vitrine bem feita e alcance maior de pessoas fará toda a diferença em seu negócio!
Dica 05 – Prepare a sua equipe de Vendas!
De nada adianta, o empresário ou gerência da loja conhecer de forma detalhada a promoção e divulgação sem o treinamento da sua equipe. Lembre-se que qualquer um deles poderá ser questionado pelo cliente para mais informações e precisará estar preparado!
Comunique sua equipe sobre como será a promoção ou/e a nova divulgação, as regras, o período de vigência, pergunte a opinião deles e incentive-os a fazer parte de todo o planejamento, contribuindo com os feedbacks, dicas, insigths, durante e após a promoção. Seu vendedor estará em contato direto com seu cliente, e por isso, ele será essencial no sucesso e também nos insigths para que sua ação seja efetiva!
Como motivar sua equipe de vendas:
- Seja um exemplo para sua equipe.
- Reconheça os colaboradores com bom desempenho e mostre o quanto são importantes para a empresa.
- Invista em um ambiente onde seja incentivado o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. A ACIPG disponibiliza mensalmente cursos para qualificação da equipe de vendas e outros setores, confira os cursos disponíveis em http://new.acipg.org.br/cursos_novo
- Disponibilize as ferramentas necessárias para o trabalho deles, neste caso a informação está em uma das principais ferramentas.
- Crie campanha de incentivo aos seus colaboradores, elencando metas e resultados a bonificações, incentivos, viagens ou prêmios.
Após realizar estas dicas, analise os resultados que estas ações geraram, sendo a aceitação da promoção, aumento de vendas, qual dia da semana ocorre mais vendas. Criar indicadores também será uma ótima forma de gestão e avaliação, o importante é acompanhar com frequência estes indicadores e ter agilidade para mudar ou corrigir algo que tenha saído esperado.
Gostou das dicas do Blog ACIPG? Está pronto para acompanhar os resultados de sua divulgação/promoção? Se sim, comenta abaixo!
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