5 Dicas de como realizar e divulgar a Promoção de sua Loja Física!

         Uma dificuldade muito comum entre os lojistas é como realizar a divulgação e promoções de sua loja.

         As promoções são uma forma barata para as pequenas e médias empresas (PMEs) aumentarem suas vendas. Mas você sabe como preparar a sua loja para uma boa promoção?

Uma promoção quando é realizada de forma assertiva, aumenta as vendas e também traz novos consumidores para a loja, entretanto, caso seja feita de forma mal elaborada, pode acabar prejudicando a imagem da empresa.

          Então como criar essas promoções e divulgações especiais de forma efetiva? Neste artigo  do Blog ACIPG vamos listar algumas dicas de como realizar estas divulgações. Acompanha já!

Dica 01 – Tenha um bom plano de ação:

      Primeiramente você precisará de um plano de ação.   Este plano serve para direcionar os seus esforços de forma correta e não se desfocar no meio da ação que irá realizar. Por exemplo: O que lhe motivou a criar esta promoção? Foram quedas em vendas, estoques altos, mudança de estação, datas comemorativas, aumento de clientes (…) De acordo com o seu objetivo, você desenvolverá  as ações para  execução.                 

      Aqui também deve ser levado muito em conta o perfil do seu cliente. Conhecer seu público alvo é imprescindível para uma promoção de qualidade. Muitos lojistas fazem promoção se baseando no que as demais lojas realizam. Cuidado! Sempre observe se a loja a qual tem se espelhado ou realizado ações parecidas, possuem o mesmo público alvo que sua loja, assim você garante que terá maior efetividade nas suas ações.

Dica 02 – Invista na vitrine de sua loja:

Uma das principais responsáveis pela decisão de compra dos consumidores é a visão.

É possível perceber sua importância, em datas comemorativas  por exemplo, onde é difícil passar por alguma vitrine sem anúncios de descontos e decoradas com o tema da data.

Sem dúvida, a vitrine é o elemento da loja mais importante, pois será ela que trará um cliente adentro, se sua vitrine chamar atenção, provavelmente suas vendas irão aumentar!

Mas o que é preciso saber para montar uma boa vitrine?

  • Novamente, conheça o seu cliente!
  • Invista em uma boa iluminação.
  • Renovar o cenário com frequência.
  • Aproveite as datas comemorativas.
  • Exponha peças que estão disponíveis no estoque.
  • Monte conjuntos por segmentos individuais e também coletivos.
  • Crie parcerias com outros lojistas.
  • Tome cuidado para não deixar a vitrine com excesso de informações.

Dica 03 – Cuidado com o seu estoque:

A organização do seu estoque é muito importante para que você encontre os produtos com agilidade na hora da venda.

Ter a variedade e a quantidade certa para poder atender os seus consumidores.

Por isso, o processo do estoque deve ser bem gerenciado, devendo-se conhecer as preferências do cliente e o perfil de compra de cada região, caso sua loja esteja inserida em mais localidades, é importante evidenciar o perfil de cada uma.

Realize a escolha de forma cautelosa de seus fornecedores, pois um produto com qualidade baixa, pode manchar o nome da sua empresa e fazer com que haja perda de clientes.

Não deixe o estoque parado por tempo demais. Neste caso, é melhor realizar uma venda com margem menor e assim fazer o estoque girar.

       Dica 04 –  Divulgue suas promoções além da loja física!

      

Na era digital, percebemos que a influência das mídias sociais no comportamento de compra está aumentando de forma exponencial! Então que tal aproveitar a oportunidade?

  • Utilize as redes sociais da sua loja para postar as novidades, promoções, peças que chegaram.  As redes sociais são uma opção de marketing com baixo custo e que permite interação dos consumidores, criando uma maior divulgação.
  • Com pequenos investimentos em Social Ads (Social advertising é a publicidade veiculada em redes sociais e faz parte de estratégias de marketing para conectar consumidores e marcas – Citrus7) você garante que mais pessoas segmentadas ao seu nicho de mercado vejam suas promoções. Potencialize sua divulgação também utilizando as hashtags.

A divulgação através da vitrine bem feita e alcance maior de pessoas fará toda a diferença em seu negócio!

Dica 05 – Prepare a sua equipe de Vendas!

De nada adianta, o empresário ou gerência da loja conhecer de forma detalhada a promoção e divulgação sem o treinamento da sua equipe. Lembre-se que qualquer um deles poderá ser questionado pelo cliente para mais informações e precisará estar preparado!

       Comunique sua equipe sobre como será a promoção ou/e a nova divulgação, as regras, o período de vigência, pergunte a opinião deles e incentive-os a fazer parte de todo o planejamento, contribuindo com os feedbacks, dicas, insigths, durante e após a promoção. Seu vendedor estará em contato direto com seu cliente, e por isso, ele será essencial no sucesso e também nos insigths para que sua ação seja efetiva!

        Como motivar sua equipe de vendas:

  • Seja um exemplo para sua equipe.
  • Reconheça os colaboradores com bom desempenho e mostre o quanto são importantes para a empresa.
  • Invista em um ambiente onde seja incentivado o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. A ACIPG disponibiliza mensalmente cursos para qualificação da equipe de vendas e outros setores, confira os cursos disponíveis  em http://new.acipg.org.br/cursos_novo
  • Disponibilize as ferramentas necessárias para o trabalho deles, neste caso a informação está em uma das principais ferramentas.
  • Crie campanha de incentivo aos seus colaboradores, elencando metas e resultados a bonificações, incentivos, viagens ou prêmios.

Após realizar estas dicas, analise os resultados que estas ações geraram, sendo a aceitação da promoção, aumento de vendas, qual dia da semana ocorre mais vendas. Criar indicadores também será uma ótima forma de gestão e avaliação, o importante é acompanhar com frequência estes indicadores e ter agilidade para mudar ou corrigir algo que tenha saído esperado.

Gostou das dicas do Blog ACIPG? Está pronto para acompanhar os resultados de sua divulgação/promoção? Se sim, comenta abaixo!

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