O CICLO DA BURRICE

Gilmar Denck

Ele já começa quando acusamos de filosofia ou romantismo as nossas obrigações morais e sociais, e assim se estende em nosso comportamento econômico diário.
Nosso objetivo de vida, que curiosamente está estampado na Bíblia, é apenas sermos livres, ganhar dinheiro, ambicionar a riqueza e sermos felizes.
Preste atenção, absolutamente nenhum desses anseios, comum a todo vivente, pode ser conquistado individualmente.
A liberdade é um exercício diário e associativo de vigília e participação. Neste exato momento impérios capitalistas e impérios comunistas querem fazer você acreditar que só existem dois lados e que você deve optar por um deles, amigo ou inimigo, e optar por uma terceira via é optar pela liberdade, o que ao contrário do que possa parecer exige muito mais envolvimento que simplesmente se abster do debate. Portanto liberdade é uma luta associativa diária, o primeiro passo para a escravidão é a não participação.
Ganhar dinheiro só é possível se você satisfazer alguém que lhe pague pelo que você faz, ou seja, não há como alguém pensar em ganhar dinheiro sem depender essencialmente da comunidade que esteja inserido. E só podemos fazer isso como empresários (produzindo) ou trabalhando para eles (direta ou indiretamente. serviço público e terceiro setor depende dos empreendedores). Portanto não há espaço individualismo.
Para enriquecer (atribuir valor a minhas posses e ao dinheiro) dependemos da aceleração da economia, ou seja, do conjunto de negócios e da quantia de pessoas produzindo na comunidade, somente isto gera valor às coisas e ao dinheiro. Portanto, não existe pessoa, governo ou empresa que possa produzir riqueza.
Por fim, essa tal felicidade, ansiada por todos, até pouco tempo objeto de estudo apenas de filósofos e romancistas, mas hoje amplamente estudada pela ciência. Até hoje descobrimos que a felicidade é a vocação natural de todos. Sabemos também que ela está ligada diretamente a produção de dopamina no organismo. Quanto mais dopamina, maior a sensação de felicidade.
Mas o que produz dopamina? Cientistas da área biológica junto com as grandes farmacêuticas já desenvolveram um bom número de ansiolíticos e estimulantes baseados na química, porém, em sua maioria acabam cobrando um preço. A medicina preventiva descobriu que exercícios físicos regulares somados a uma alimentação balanceada são capazes de produzir muita dopamina no organismo. E por fim, uma gama de especialistas, entre eles psiquiatras, psicólogos e sociólogos, descobriram que uma das maiores fontes de produção de dopamina está na colaboração humana.
Pessoas que cooperam e realizam projetos em conjunto tendem a uma felicidade superior a aquelas que preferem uma vida isolada e individualista. Isto explica a grande quantia de pessoas que pagam para trabalhar em igrejas, clubes de serviços, escolas de samba, etc.
Basta ter propósito que uma gama de seguidores se colocam a serviço doando tempo, mão de obra, dedicação e dinheiro, invertendo totalmente a lógica do trabalho, onde o trabalhador recebe pelo que faz.
Individualismo e competição são filhos da Ignorância Humana, que não enxerga que estamos há milhões de anos neste planeta e tudo que se faz , se faz apenas através da cooperação.
A competição é a mãe da corrupção e a madrinha da miséria. A cooperação é mãe da prosperidade e madrinha da felicidade. Qual a tua crença que está determinando o teu caminho? Pense nisso.
Na prática, somos seres sociais, e portanto devemos pensar de forma associativa para: aprender a ganhar dinheiro empreendendo, ou seja, aprendendo enxergar oportunidades para produzir; despender esforços em conjunto para que os meus ganhos se tornem riquezas e possam gerar prosperidade para todos; defender o meu ramo de atuação atribuindo a ele mecanismos que amplificam a sua imagem perante a comunidade; fomentar negócios, a base da economia e o principal desafio de todo empreendedor; fazer se representar, entender que democracia não é direito, mas sim obrigação de participar, opinar e influenciar.
Entenda que tudo isto são obrigações, que não importa a função ou profissão que ocupe na sociedade, é inerente a cada um de nós e a todos nós ao mesmo tempo.
Portanto, se você realmente quer ser livre, ganhar dinheiro, ser rico e ser feliz, só tem um caminho, este caminho é Associar, vamos trilhar.
Ou você pode continuar dentro de tua ingenuidade acreditando em valores de crédito fácil, descontos, consumismo despropositado e em profetas religiosos e políticos que resolverão todos os teus problemas, desde que você os mantenha no poder. Esta é uma questão de livre arbítrio ou simplesmente uma questão de bom senso. “Voilá”.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com