Gilmar Denck
Existem no mundo moderno três sois sem os quais a vida corre grande perigo de chegar à extinção. O primeiro e mais antigo, portanto, o pai de todos, nosso astro rei que a tudo dá vida. Sem ele, sem vida. Portanto, é mais do que importante atender o meio ambiente para que a energia que ele emana continue chegando até nós e produzindo os benefícios para a vida.
A segunda fonte geradora de energia veio com a atitude empreendedora da Eva Padeira, quando há mais ou menos 40.000 anos empreendeu na produção de pães (mistura de grãos moídos na água, secados ao sol). De lá para cá a humanidade se desenvolveu dependendo desta atitude, transformando-a no Sol que alimenta a economia. Sem ela, sem vida, portanto também sinequanon combater ideologias que atentem contra esta energia, por mais românticas que possam ser, não há vida sem o sol do empreendedorismo.
O terceiro sol adveio de nossa rápida evolução tecnológica, acelerada no pós-guerra, consolidando-se com o surgimento da internet, que em pouco tempo enquadrou a tudo e a todos, nos tornando uma sociedade extremamente dependente da conexão. Sem ela não há mais vida, difícil imaginar.
Portanto, nosso desafio social, que engatinha nos sistemas políticos atuais, não parece ter se dado conta que temos três grandes desafios: manter a vida que depende do sol; manter a economia que depende do empreendedorismo; e manter a conexão que depende da internet.
O curioso aqui está na teimosia persistente pela competição, quando só a cooperação poderá nos salvar. Ainda há tempo para aprender. Competição é a mãe da corrupção e madrinha da miséria. Cooperação é mãe da prosperidade e madrinha da felicidade. O caminho é Associar, vamos trilhar
O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração