
Gilmar Denck
Existe um equívoco no entendimento da função de uma associação. O papel de uma associação comercial não é desenvolver produtos, mas sim promover a cooperação entre empresários e oferecer benefícios aos associados.
Associações comerciais atuam na defesa dos interesses da classe empresarial, pois é a atividade empresarial que movimenta o mercado e, assim, impulsiona a economia.
Elas integram e mobilizam a comunidade empresarial em seus interesses comuns em torno do desenvolvimento local.
Representam os empresários perante o poder público e outras instituições, como forma de influenciar as políticas públicas, tornando-as mais produtivas e eficientes.
Como consequência desta atuação, temos benefícios para os associados, por exemplo:
Networking: Ter bons relacionamentos com outros empresários traz oportunidades para o negócio e ajuda a consolidar a marca na região.
Treinamentos: As associações promovem cursos, palestras e workshops para capacitar colaboradores e gestores.
Competitividade: Trocar experiências com outros empresários aumenta a competitividade de cada negócio.
Produtos e Serviços: Participar de uma associação permite acesso a produtos e serviços a preços mais acessíveis, como planos de saúde, emissão de NF-e, contabilidade e publicidade, entre outros.
Portanto, o foco das associações comerciais não é desenvolver produtos, mas sim fortalecer a comunidade empresarial, oferecer suporte aos associados e, assim, influenciar as políticas públicas e impactar a realidade social de nossa cidade.