A sociedade perfeita existe? O que à primeira vista pode lhe parecer uma utopia, se observar com frieza e paciência poderá perceber que não passará apenas de uma busca ou uma conquista.
É claro que para toda conquista você deverá entregar dedicação, disciplina e muita disposição, mas como sempre o resultado é compensador. A vitória é sempre o grande prêmio em si. Será necessário também que você tome consciência do que realmente deseja. Se colocar na mente que o objetivo é utópico estará programando seu corpo e seu cérebro para desistir ante a primeira barreira a transpor.
Vamos a um exemplo. Um corpo perfeito existe? Sim, se manter na linha do tempo uma alimentação saudável, uma disciplina de exercícios frequentes e uma boa educação para a mente, perceberá que mesmo lentamente teu corpo responderá a todos estes investimentos rumo ao bem estar e a uma vida perfeita. Agora se você acreditar que isto não é para você ou que não passa de uma utopia, sucumbirá ao primeiro prazer de uma refeição desbalanceada, ao conforto do ócio e a preguiça de ler e estudar, e da mesma forma perceberá que mesmo lentamente teu corpo responderá a estes mal investimentos.
Tudo na vida gira em torno do plantar e colher. Plante, cultive, cuide e colha. Essa é a regra de ouro. Mas e a sociedade? Bem, a sociedade nada mais é que um corpo sistêmico com órgãos interdependentes qual um corpo humano. E da mesma forma responde aos investimentos que nele produzimos.
Se realmente desejamos uma sociedade perfeita devemos alimentar, exercitar e educar nosso corpo social na linha do tempo. Tal qual o nosso corpo, quanto mais saudável a alimentação, mais frequente os exercícios e mais adequada a educação mais fortes, flexíveis e capazes serão os nossos músculos que sustentam o nosso corpo, seja ele físico ou social.
O físico você já sabe o que tem que fazer, não faz porque não quer. No social, da mesma forma é necessário enrijecer os músculos da liberdade, da democracia e da solidariedade. Nascemos livres e livres devemos ser. Devemos escolher onde e quando trabalhar, porém não podemos escolher o ócio pois este corrompe e mata. Podemos e devemos pautar os assuntos na sociedade, opinar e influenciar as pessoas para votar e votar com elas, porém acima de tudo devemos entender que voto vencido luta junto, ou seja, democracia é participação e não manipulação.
Por último, devemos entender que vivemos em sociedade e isto significa que dependemos uns dos outros e de todos os que convivem neste momento neste planeta. A competição nos leva ao isolamento e aos mais diversos modelos de corrupção, enquanto que a cooperação nos leva à prosperidade e à paz. Esta é a sociedade perfeita. Utópica para alguns (talvez para justificar seus ganhos nefastos em posições de poder) ou totalmente plausível para quem deseja.
Através do associativismo podemos alimentar e exercitar os músculos da liberdade, da democracia e da solidariedade, como também através do associar podemos educar a nossa mente para o coletivo e assim fortalecer nossa musculatura social. O caminho existe, o caminho é ASSOCIAR, vamos trilhar.
O autor Gilmar Denck é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração
Leave a Comment
You must be logged in to post a comment.