As crenças e a “cultura do medo

As crenças e a “cultura do medo”

As crenças e a “cultura do medo

Já falamos que o associar é um programa estruturante e pressupõe enfrentar barreiras por sua proposta contraintuitiva. Porém, é interessante aprofundar um pouco mais no fenômeno das crenças e na cultura do medo arraigada em nossas convicções.

O “efeito crença” é um fenômeno psicológico onde as convicções pessoais de um indivíduo influenciam a maneira como ele interpreta novas informações, muitas vezes levando à confirmação de suas crenças existentes, mesmo quando confrontado com evidências contrárias. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, incluindo membros de grupos religiosos como as Testemunhas de Jeová.

Quando uma crença é central para a identidade de uma pessoa, como frequentemente ocorre com crenças religiosas, ela pode se tornar ainda mais resistente a mudanças. No caso das Testemunhas de Jeová, suas crenças são fundamentadas em uma interpretação específica da Bíblia e um conjunto de práticas vistas como essenciais para a salvação e a vida eterna. Assim, quando essas crenças são desafiadas, pode ocorrer um reforço psicológico chamado “dissonância cognitiva”, onde a pessoa experimenta um desconforto mental devido a informações contraditórias e, para aliviar esse desconforto, reafirma ainda mais suas crenças originais.

Esse processo é uma forma de proteger a integridade do sistema de crenças e a identidade pessoal. Em contextos religiosos, isso pode ser visto como uma manifestação de fé e compromisso com as doutrinas da religião.

Sim, o efeito pode ser semelhante em empresários. No mundo dos negócios, as crenças limitantes podem atuar como barreiras psicológicas que impedem os empresários de explorar novas possibilidades e abordagens. Por exemplo, a crença de que a única maneira de ter sucesso é ser melhor que a concorrência pode levar a uma mentalidade de escassez e competição constante, o que pode limitar a colaboração e a inovação.

Empresários podem se apegar a crenças baseadas em experiências passadas ou na cultura empresarial predominante, que enfatiza a competição acirrada como chave para o sucesso. Essas crenças podem ser reforçadas por argumentos que incutem medo, como a possibilidade de falência ou perda de mercado se não superarem seus concorrentes.

Para superar essas crenças limitantes, é importante que os empresários reconheçam e questionem esses pensamentos autolimitantes. Isso pode envolver a reavaliação de suas experiências passadas, considerando novas informações e perspectivas, e adotando uma mentalidade de crescimento que valoriza a aprendizagem contínua e a adaptação.

A cultura do medo pode beneficiar aqueles que têm interesse em manter o controle e o poder, seja no contexto político, social ou empresarial. Ela pode ser usada para manipular as massas, mantendo-as em um estado de insegurança e dependência, o que pode levar a uma maior aceitação de políticas autoritárias ou práticas empresariais predatórias.

Associar pode ser uma estratégia eficaz contra a cultura do medo. Ao se associar, pessoas e organizações podem criar uma rede de apoio que promove a segurança psicológica, a inovação e a colaboração. Isso pode ajudar a superar a mentalidade de escassez e competição, que muitas vezes leva a comportamentos prejudiciais como a corrupção e a miséria.

Portanto, embora possa parecer contraintuitivo, enfrentar a cultura do medo através da associação e cooperação pode ser um caminho poderoso para criar um ambiente mais positivo e produtivo, tanto no mundo dos negócios quanto na sociedade em geral. Associar é o caminho. Vamos trilhar.

O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração.