Tempos de inteligência artificial x comércio local x entidades associativas

Gilmar Denck
O sistema de proteção ao crédito no Brasil, representado por instituições como o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central, desempenham um papel crucial na economia, especialmente no que diz respeito ao comércio local.
Esses sistemas coletam e disponibilizam informações sobre a situação de crédito dos consumidores, ajudando as empresas a tomar decisões mais informadas sobre a concessão de crédito, estratégia de fidelização superior à venda por cartões de crédito que pulverizam o relacionamento loja e cliente para bandeiras extras.
A conscientização sobre a importância desses sistemas é vital para o fortalecimento do comércio local. Ao entender melhor o histórico de crédito dos consumidores, os comerciantes podem minimizar o risco de inadimplência, que é um dos principais desafios enfrentados por pequenas e médias empresas, onde associação deve ter atuação presente e assertiva que deve oferecer soluções completas da capacidade de crédito aos clientes dos lojistas locais.
Por outro lado, a valorização do comércio local é essencial para a economia regional. Incentivar a compra de produtos e serviços locais não só ajuda a manter o dinheiro dentro da comunidade, mas também promove o desenvolvimento econômico, gera empregos e fortalece a identidade comunitária.
Portanto, é importante que os comerciantes locais também sejam conscientes da importância de manter práticas de concessão de crédito responsáveis e informadas.
Em resumo, o sistema de proteção ao crédito e a conscientização sobre seu uso responsável são fundamentais para a saúde financeira do comércio local. Eles não apenas protegem os comerciantes contra perdas financeiras, mas também promovem um ambiente de negócios mais seguro e próspero para todos os envolvidos neste ecossistema.
A capitalização dos nossos bureaus de crédito foi um crime premeditado que pode ser revertido pelas entidades. Para isto, basta entendimento de seu papel institucional e rever sua atuação junto a sua base de sustentação, sua majestade, o associado.
O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração