Catalisando o Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável

Gilmar Denck
No cerne de cada associação comercial reside uma missão singular: desenvolver o ambiente de negócios de forma a promover e catalisar o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Esse propósito não é apenas um objetivo nobre, mas uma necessidade premente em um mundo onde os desafios ambientais, sociais e de governança (ESG) se tornam cada vez mais complexos e interconectados. Para cumprir essa missão, as associações comerciais concentram seus esforços em quatro tarefas principais: adquirir associados, desenvolver os associados, reter os associados e recuperar os associados. Essas funções são a espinha dorsal do programa Associar, uma iniciativa inovadora projetada para transformar o panorama dos negócios através da cooperação e do desenvolvimento sustentável.
A primeira tarefa, adquirir associados, envolve identificar e atrair empresas que compartilham da visão de um futuro sustentável e estão dispostas a colaborar para alcançá-lo. Este processo não é apenas sobre aumentar números; é sobre construir uma comunidade coesa de líderes visionários e inovadores. A estratégia aqui se assemelha à Lei dos Poucos de Gladwell, onde conectar-se com os indivíduos certos pode levar a uma propagação viral da missão da associação.
Uma vez que os associados são adquiridos, a associação comercial se dedica ao seu desenvolvimento. Esta tarefa vai além do simples networking ou troca de serviços; ela se concentra em capacitar os associados com conhecimentos, ferramentas e recursos para integrar práticas sustentáveis em suas operações. Workshops, seminários e programas de mentorias são implementados, incentivando uma cultura de aprendizado contínuo e inovação.
A retenção de associados é crucial para a sustentabilidade a longo prazo da associação comercial. Isso é alcançado não apenas oferecendo serviços valiosos, mas também cultivando um forte senso de comunidade e pertencimento. A associação se esforça para criar um ambiente onde os associados se sintam valorizados, apoiados e compreendidos, promovendo a cooperação e o compartilhamento de melhores práticas.
Por fim, a tarefa de recuperar associados lida com o reengajamento daqueles que, por qualquer motivo, se distanciaram da associação. Este processo envolve entender as razões por trás de sua partida e trabalhar para resolver quaisquer questões, demonstrando o valor contínuo e a evolução da associação. É uma oportunidade de revitalizar relações e reafirmar o compromisso com os objetivos comuns.
O programa Associar, inspirado nessas quatro tarefas, é mais do que uma estratégia; é uma filosofia que reconhece a interdependência entre o sucesso empresarial e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Ao promover a cooperação, a inovação responsável e a liderança inspiradora, as associações comerciais não apenas catalisam o crescimento econômico, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, verde e inclusiva. Este capítulo, portanto, não é apenas uma descrição de um programa, mas um convite à ação para todas as empresas que aspiram a ser mais do que apenas entidades econômicas, mas forças para o bem em um mundo em constante mudança.
O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração