Sticky

Semear

Ouvimos o que precisamos ou apenas o que queremos? Disse Jesus: certo homem saiu para semear, enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram. Outra parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa, pois a terra não era funda, mas, quando o sol apareceu, elas secaram, pois não tinham raízes. Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram. Uma outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo trinta, sessenta e até mesmo cem vezes mais do que tinha sido plantado. Quem pode ouvir, ouça. Mc 4. 1-9.


Vamos tentar entender a parábola da semente ante a mensagem do Associar: a semente que caiu à beira do caminho representa a pessoa que ouve a mensagem a respeito do poder da cooperação, mas não a compreende, e o comodismo, a falta de visão e as ilusões então vem e tiram as coisas que foram semeadas em seu coração. A semente que caiu no meio de pedras representa a pessoa que ouve a mensagem a respeito da cooperação com muita alegria e aceita imediatamente, mas, como não tem raiz, não dura muito tempo. Assim que encontra dificuldades ou é perseguida por ser diferente da onda abandona a esperança. A semente que caiu no meio de espinhos representa a pessoa que ouve e enxerga a cooperação, mas é sufocada pelas preocupações com as atribulações empresariais ou pela ilusão da riqueza fácil. Essa pessoa mesmo aparentemente fazendo parte não produz nenhum fruto.


Mas a semente que caiu em terra boa representa a pessoa que ouve e compreende o que é coopera ao e se coloca a cooperar. Essa pessoa cresce e produz muitos frutos, algumas vezes 30, outras 60 e outras ainda 100 vezes mais.

Este é o efeito do ASSOCIAR. Entretanto, para iniciarmos a grande lavoura precisamos das sementes e elas são o aprendizado que devemos buscar. Precisamos também cultivar o solo para que prosperem e esta é a nossa atitude em cooperar. Sem sementes e sem solo adequado, nada ou pouco poderemos colher. Apresentar-se ao conhecimento e determinar a cooperação como meio para a evolução são os caminhos que somente aqueles que ouviram e compreenderam a mensagem do Associar serão capazes de trilhar. O caminho existe. Vamos trilhar.

O autor Gilmar Denck é empresário com 30 anos de experiência em associativismo, formado em Filosofia e Administração

Leave a Comment

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com