De posse da conclusão anterior que associativismo deve servir como catalisador do mercado e da economia local chegamos a seguinte indagação:
É o mercado através da produção dos bens e serviços que impulsiona a economia, ou é a economia através dos créditos (dinheiro-moeda, créditos e ativos) que impulsiona o mercado?
Leia também:
Dessa pergunta desdobra-se:
Qual a direção devemos tomar e investir nossa energia para alavancar a prosperidade?
Aproveitamos o ambiente de debates e aumentamos a reflexão: enquanto empreendedores nossa missão é aproveitar o mercado já estabelecido fazendo-nos valer da economia disponível ou nossa missão é fortalecer o mercado e alavancar a economia?
Fomos além: de quem é esta missão? Dos governantes ou da população? Quem deve fomentar a prosperidade? Série este o papel dos governantes? Devemos terceirizar está responsabilidade? E se for do governo para que precisaríamos então associar, unir forças?
Todas estas reflexões nos levaram a entender que cabe aos governantes a tarefa de regular e controlar o básico do ambiente de negócios de forma que o mercado possa prosperar e a economia fluir.
E que controles excessivos apenas desestimula a atividade empreendedora impactando negativamente na economia. Portanto não é do governo esta missão.
Concluímos também que mercado e economia são interdependentes e se auto alimentam através da produção e trocas de benefícios por meio de indivíduos (CNPJs e CPFs). Portanto, nosso papel social é fomentar a produção e favorecer o ambiente de trocas.
Entendemos que a cooperação é a mola propulsora de ambos.
Eis portanto a missão do associativismo, fomentar a cooperação de forma que possamos buscar a produtividade para ampliar a produção e catalisar o ambiente de negócios para que as trocas ocorram de forma a favorecer a todos de forma igualitária.
Para a 3° reunião nossa reflexão nos levou a questionar:
Quem controla o mercado? Governos, grandes players ou ele se auto regula ou deve se autorregular?
E se são os governantes que estão regulando ou impactando o mercado, quem está controlando o governo? Tema próximo encontro. Até lá