O que veio primeiro o ovo ou a galinha?

O que veio primeiro o ovo ou a galinha? Esta questão nos provoca a refletir sobre a criação da vida na terra e usamos para ilustrar a necessidade de refletirmos sobre as causas e a fonte de tudo aquilo que existe e de alguma forma entender como funciona e se de alguma forma nossas ações podem impactar positiva ou negativamente sobre os fatos e consequências.

Levar a reflexão um pouco além para entender se nossa inércia ou descaso possam estar impactando sem a nossa percepção. Ainda refletir se temos ou não responsabilidade sobre os acontecimentos.
Pois bem, desta forma a primeira provocação deste comitê nos levou a buscar entender o que é o associativismo e para que serve. Se é que serve, e se serve, enquanto empresários, qual então a nossa responsabilidade?

Nas primeiras reflexões chegamos à conclusão que necessitamos da cooperação – mais do que desejamos – para fomentar o mercado e a economia, fonte de toda a existência humana em sociedade. Diferente da vida selvagem onde podemos desfrutar de muita liberdade (não tem boletos nem estresses) porém também não tem benefícios produzidos pela sociedade.

Assim sendo, passamos então a refletir se o mercado e a economia formam a base de sustentação da vida (social). Nosso papel então é fortalecer o nível de cooperação para alavancar e fomentar o mercado e a economia.
Seguimos o debate e entendemos que mercado nada mais é que o conjunto de regras e costumes que fazem a produção de bens e serviços girar. Em outras palavras é a produção. O berço do empreendedorismo. Já a economia é o conjunto de transações (trocas de benefícios) realizadas entre as pessoas. Portanto mercado é o ambiente onde quem produz vai para trocar sua produção por benefícios que necessita ou deseja, e a economia é o conjunto destas transações.

Assim sendo, se desejamos prosperar individualmente devemos buscar no mercado atender as necessidades e desejos dos outros e assim adquirir os créditos para que possamos adquirir aquilo que necessitamos ou desejamos.
Indo além, chegamos à conclusão que se queremos prosperar coletivamente gerando riquezas para a comunidade e assim impactar inclusive a minha geração de riquezas devemos fomentar o mercado e a economia . Eis a razão de associar e cooperar.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com