Gilmar Denck
As duas ferramentas mais poderosas do universo para o desenvolvimento dos negócios e para alcançar o sucesso empresarial e pessoal chama se unidade e network.
Porém, há sempre o porém, é preciso entender o que significa estes conceitos e como eles funcionam, vamos lá:
Unidade, união de forças, união de objetivos etc, chamem como quiserem, mas entenda que unidade não significa pensar igual ou seguir a mesma ideia, isto é ideologia, nada a ver com unidade. A Unidade de um grupo é a sua maior força, porém deve ser construída e conquistada a partir de ideias diferentes. Isto só é possível num ambiente democrático onde impera o respeito e a liberdade de expressão.
Diferente do que muitos imaginam, a unidade não se forma entre amigos e simpatizantes, mas somente entre pessoas de fibra que tem opinião e não tem medo de expor suas ideias nem mesmo medo de mudar sua opinião ao debater com seu grupo. São pessoas que entendem o valor do debate e o valor da construção de uma ideia conjunta sem influência de pessoas com poder de persuasão. É a construção do um mais um que como resultado final será sempre mais que dois.
A outra força universal é a força do network, mas também como a unidade tem muita gente que acredita que network é busca de benefício pessoal, onde devemos nos envolver com pessoas de nosso interesse. Não, definitivamente não. Network não é isso, podemos dizer que isso é trampolim social, ou alpinismo social, mas nunca chamar de network
Network é a arte de colocar à disposição de terceiros a nossa contribuição social, dividir o que se sabe. Informar o que se tem conhecimento, pensar no coletivo e como o de produtividade através da troca de informações. Assim, quanto mais você fornece benefícios ao grupo que relaciona mais este grupo vão te devolver em benefícios, e curiosamente o efeito é exponencial, ou seja, a devolutiva é infinitamente maior que a entrega, porém segue a lei universal da reação. A toda ação há uma reação no sentido inverso. Pense nisso e vá em busca da unidade e do network, estes conceitos podem mudar a tua vida e a de toda a comunidade em que está inserido. Experimente. O caminho existe. O caminho é Associar. Vamos trilhar.
O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração