Associativismo como oportunidade de transformação

Gilmar Denck

A evolução da humanidade depende da sua capacidade de questionar e superar os paradigmas estabelecidos. Thomas Kuhn mostrou que a ciência e, por consequência, a humanidade só avançam quando enfrentam os desafios impostos pelos problemas que não se encaixam nos modelos vigentes.
No entanto, muitas vezes os interesses e as crenças impedem, atrasam ou bloqueiam esse processo. Por isso, é preciso ter coragem para reconhecer que os padrões não são suficientes e que as anomalias são sinais de que é preciso mudar. Somos criaturas do Criador e, como tal, temos o poder de transformar a realidade, mas para isso precisamos vencer a covardia dos interesses e das crenças arraigadas. Uma das grandes descobertas da humanidade foi a cooperação, a base do associativismo, uma forma de unir forças para alcançar objetivos comuns.
O associativismo é uma fonte de esperança que transforma empreendedores isolados e sofridos em homens e mulheres de visão. Através da participação, eles aceitam as suas limitações humanas e as superam pela união. Mas, assim como toda transformação, é necessário passar por um despertar que nos faz ver a realidade sem ilusões ou enganos.
Sabemos que a transformação não acontece do dia para a noite, mas sim gradualmente, à medida que os que percebem a mudança se convencem de que esse poder é real e permanente e que pode melhorar não só a sua vida, mas a de todos que são afetados pela sua existência. O desejo de se libertar das limitações humanas é natural a todos os seres, mas ao mesmo tempo somos cegados pelas ideologias dominantes.
Apenas a sabedoria e a humildade podem nos servir como chaves para abrir as algemas que nos prendem aos velhos padrões que alimentam interesses maiores que nem sequer notamos. De novo, é preciso ter coragem para se libertar e buscar horizontes mais amplos que respondam aos impulsos ancestrais da nossa existência e atendam ao mais profundo dos desejos do nosso coração, a liberdade.
Para quem não conhece o associativismo, ou acha que conhece, a leitura e o acompanhamento do programa Associar pode levar a um entendimento e a uma paixão pela jornada. Para aqueles que conhecem esse poder, acompanhar o programa será uma ótima oportunidade de revisitar e resgatar os bons e velhos valores da humanidade, como a liberdade, a democracia plena e o civismo transformador. O caminho existe. O caminho é Associar. Vamos trilhá-lo.

O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com