Gilmar Denck
Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre associativismo. Mas o que é e para que serve pouco se fala. Vamos falar sobre a função do associativismo.
Embora confundido com cooperativismo por compartilhar alguns princípios, o associativismo é uma ferramenta social que tem como obrigação acelerar o crescimento das cidades em que está inserido. Sua função é acelerar e fazer crescer os negócios locais. Quando falamos em crescer negócios, estamos nos referindo ao ambiente de negócios e não às empresas. Crescer negócios significa ampliar o ambiente, mas como?
Primeiro, precisamos entender que vivemos em uma sociedade por livre escolha e, para desfrutar dos benefícios que ela oferece, devemos gerar algum benefício para ela. Este é o sistema social, um sistema de trocas onde geramos créditos com o benefício que oferecemos e trocamos por benefícios que precisamos ou desejamos.
Este ambiente, quanto mais agitado, mais oportunidade ele gera, e para agitar precisamos dos empreendedores. Empreendedor é a pessoa que enxerga oportunidade, cria uma ideia e busca coragem para investir. Na sequência, ela precisa de capital para produzir sua ideia e transformá-la em um benefício para todos.
Para acelerar e fazer crescer este bolo, nós nos unimos num movimento associativo para buscar entender as oportunidades, encorajar os empreendedores e juntos trabalhar para que o ambiente seja favorável ao empreendedorismo. Esta é a única e fundamental função do Associar: desenvolver o meio que favoreça o empreendedorismo.
Com coragem, ideias, oportunidades, capital e muita união, podemos e vamos construir um mundo cada vez melhor, repleto de oportunidades e riquezas geradas por todos: empreendedores, colaboradores e governantes, unidos num só ideal. Associar é o caminho, vamos trilhar.
O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração.