Gilmar Denck
A palavra empreendedor significa aquele que inicia ou realiza algo novo, com criatividade, visão e coragem. Jesus foi um empreendedor em vários sentidos, pois ele trouxe uma mensagem revolucionária, fundou uma nova comunidade e realizou obras extraordinárias.
Uma passagem bíblica que mostra o espírito empreendedor de Jesus é a da parábola dos talentos, que está registrada em Mateus 25:14-30. Nessa parábola, Jesus conta a história de um homem que ia viajar e confiou seus bens a três servos. A cada um deles ele deu uma certa quantidade de talentos, que era uma unidade de medida de peso e valor na época. Um talento equivalia a cerca de 34 quilos de ouro.
O primeiro servo recebeu cinco talentos, o segundo dois e o terceiro um. O homem disse aos servos que eles deveriam negociar com os talentos e prestar contas à sua volta. O primeiro e o segundo foram empreendedores e dobraram os talentos que receberam. O terceiro servo, porém, foi medroso e enterrou o talento que recebeu no chão.
Quando o homem voltou, ele chamou os servos para acertar as contas. Ele elogiou e recompensou os dois primeiros servos, que foram fiéis e produtivos. Ele disse: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!” (Mateus 25:21). Mas ele repreendeu e puniu o terceiro servo, que foi negligente e preguiçoso. Ele disse: “Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não semeei e a junto onde não espalhei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.” (Mateus 25:26-27).
Essa parábola ensina que Deus nos dá diferentes dons, recursos e oportunidades para usarmos com sabedoria e criatividade. Ele espera que sejamos empreendedores e façamos o melhor com o que temos, para sua glória e para o bem dos outros. Ele também nos adverte que seremos cobrados pelo que fizemos ou deixamos de fazer com os talentos que ele nos confiou.
Jesus nos incentiva a sermos empreendedores como ele foi, usando os nossos talentos para fazer a diferença no mundo. Ele também nos promete que seremos recompensados se formos fiéis e produtivos.
O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração