Ponta Grossa reivindica aumento de efetivo policial

Com o crescimento de Ponta Grossa nos últimos anos, a necessidade de reforço na segurança pública ficou mais evidente e a reivindicação junto ao Governo do Estado foi exposta na última segunda-feira (24) em reunião da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) com o promotor do Ministério Público Márcio Pinheiro Dantas Motta e representantes de órgãos de segurança do município.

O promotor de Justiça explanou dados sobre a segurança pública em Ponta Grossa, apontando um déficit no número de policiais civis e militares nos últimos anos. De acordo com o membro do MP, o Governo do Estado não promoveu um aumento no efetivo policial nas últimas décadas, em contrapartida com o crescimento da cidade. Márcio Pinheiro Dantas Motta ainda destacou que ajuizou ações pedindo para que este reforço seja feito, além de solicitar o pedido formalmente junto ao Governo do Estado.

Também estiveram na reunião membros da Guarda Municipal, da Polícia Militar e Polícia Civil, que reforçaram a necessidade de aumento de efetivo. O promotor do MP reforçou que este pedido deve ser encampado por toda a sociedade, em um esforço para que a cidade tenha mais segurança e não venha a sofrer com problemas aos quais outras cidades já vem enfrentando. “Ponta Grossa cresceu muito nos últimos anos, houve muitas mudanças nos últimos 15 anos e não houve acréscimo de policiais militares. Na Polícia Civil o acréscimo foi algo próximo a zero também. Vim aqui fazer este convite à ACIPG, colocar no papel e apresentar esta pauta necessária. Ninguém quer uma total insegurança na cidade. Todos querem viver em paz e tranquilidade, para que a gente pense também não só em nós, mas nas novas gerações, a gente tem que agir agora”, afirmou o representante do MP.

A presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek reforçou as reivindicações feitas pelo Ministério Público e forças de segurança, destacando que a cidade tem crescido muito nos últimos anos, mas que esforços conjuntos devem ser feitos para que Ponta Grossa tenha um incremento na área de segurança.

A ACIPG deverá enviar um ofício ao Governo do Estado solicitando o aumento policial na cidade, além de pedir um encontro com o Governador para tratar do tema. “Trata-se de um assunto importantíssimo e podemos sim estar cobrando os nossos representantes e faremos isso. Enviaremos um ofício pedindo este aumento de efetivo policial, e mais do que isso, marcaremos uma agenda com o Governador e convidaremos o promotor para estar junto, para que a gente possa estar cobrando estas reivindicações”, afirmou a presidente da ACIPG. Márcio Pinheiro Dantas Motta ainda destacou o fato de Ponta Grossa ser uma das principais economias do Estado, mas que em contrapartida não tem o mesmo destaque na área de segurança. “É dever nosso estar cobrando um aumento proporcional ao que Ponta Grossa oferece ao Estado. Houve um aumento significativo de arrecadação, e qual foi a contrapartida do Estado na área de segurança pública? Nada, então está na hora de cobrar”, finalizou o promotor do MP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com