ACIPG recebeu presidente da Agência de Inovação que apresentou projetos que colocaram Ponta Grossa em destaque no cenário nacional
Ponta Grossa hoje é referência no cenário nacional quando o assunto é inovação, figurando em posições de destaque em rankings nacionais. A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, esteve na reunião da Diretoria da Associação Comercial, Industrial e Ponta Grossa (ACIPG) na última segunda-feira (13) apresentando um resumo das principais ações do órgão, que fizeram com que o município passasse a ser destaque nacional no segmento.
Recentemente Ponta Grossa foi escolhida como uma das 21 comunidades mais inteligentes do país, além de figurar como um dos melhores ambientes de negócio do Brasil, fruto, de acordo com as explicações de Tônia, de uma política implementada pelo município nos últimos anos. A “A Agência de Inovação foi um grande desafio, a gestão da professor Elizabeth quando iniciou tinha a proposição de colocar Ponta Grossa nos trilhos da inovação e aparecêssemos no cenário nacional. Como conseguimos isso? Plantando sementes e estamos colhendo. Nós temos uma base empresarial que é industrial e que difere dos demais municípios do Brasil porque a maioria é de 99% de micro e pequenas empresas, e nós somos 96%. Mas são empresas muito automatizadas e que nos coloca um desafio de como preparar essas MPEs para serem fornecedoras de serviços inovadores”, afirmou a presidente da Agência.
Em sua fala, Tônia detalhou os projetos de inovação que tornaram o município como um dos mais inteligentes segundo o Ranking Connected Smart Cities, como a conexão entre a Sala do Empreendedor e os CRAS, a criação do Laboratório de Ideias focado em Economia Criativa, além da implementação do Vale dos Trilhos e a aplicação da Lei de Liberdade Econômica na agilização de abertura de empresas por meio de modernização da liberação de alvarás, em um processo que hoje passou a ser muito mais ágil. “Trabalhamos para que não se tivesse qualquer tipo de intervenção humana neste processo, porque a gente acredita que os princípios de impessoalidade, transparência e publicidade precisam acontecer. E quando tira a intervenção humana, ela faz com que esses princípios de fato aconteçam. É um processo automático e foi um grande passo, hoje se faz a consulta prévia em um tempo médio de 17 minutos para resposta”, explica Tônia.
Outras iniciativas como o trabalho integrado entre as secretarias e Agência de Inovação com a aplicação de planejamento estratégico, a inclusão digital com a disponibilidade de internet gratuita em praças e unidades de saúde, e ainda o monitoramento e cruzamento de dados foram outras iniciativas destacas por Tônia Mansani, que também mencionou a implementação dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LAC) na rede municipal de ensino, que também conta com 136 escolas educação empreendedora. “Estarmos entre as comunidades mais inteligentes do mundo aí já é uma chancela maravilhosa, nos abrem muitas portas porque estamos falando de reconhecimento internacional. Sermos reconhecido pelo Ministério da Fazenda como melhor ambiente de negócios, é um grande resultado, porque a agencia de inovação nasce para melhorar o ambiente de negócios no município”, destacou.
A presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek parabenizou Tônia e sua equipe pelos projetos e resultados e destacou o impulsionamento que a inovação vem ganhando em Ponta Grossa nos últimos anos, em um trabalho de união de diferentes setores da cidade. “É excelente saber o que está acontecendo na nossa cidade, é importante saber que Ponta Grossa está despontando no cenário nacional, e com muita competência e muito trabalho. Parabéns à Tônia e toda a sua equipe”, parabenizou a presidente.
A ACIPG tem recebido constantemente representantes do Poder Público, sejam integrantes do governo municipal, como secretários e a própria prefeita, ou representantes do Poder Legislativo como deputados federais, estaduais e senadores. A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa ainda reforça que estes encontros são abertos à comunidade e que todos os associados estão convidados a participar.