You need (parte 1): Quer ser feliz?

Gilmar Denck

Deseja mesmo ser feliz alcançando sucesso? Quer ser feliz, viver em paz, livre e ser sucesso promovendo a prosperidade? Sim, este caminho existe e está próximo a você, porém precisa abraçar. Comecei este texto sendo enfático, ou até mesmo um pouco ousado. Não lhe pareceu? Mas vá por mim e experimenta!
Grande parte das suas frustrações pessoais e profissionais são derivadas do fato de você não abraçar a sua missão de cidadão pleno e convicto do seu papel na sociedade.
Em economia utilizam o termo “trade off” para designar uma decisão, afinal decidir é sempre uma escolha sobre o que vai perder com certeza para ganhar algo no futuro. Isto nos leva sempre a postergar, porque não gostamos de perder, e quando decidimos a primeira certeza é sobre as perdas que escolhemos.
Nossa sociedade construída sobre os três pilares sociais, governo, empresa e entidades, nos dá uma certa liberdade para decidir. Podemos decidir por se enquadrar neste modelo ou podemos buscar uma tribo na floresta e viver longe destes mecanismos estressantes, que lentamente está nos jogando na depressão justamente pela pressão exercida em cada um de nós.
O curioso aqui será você perceber ao final do texto que também a depressão ocasionada pelo estresse é uma opção de quem não entende o seu papel e a sua missão.
Para isto é preciso que você esqueça por um momento os mantras de sucesso que lhe foram ensinados. Nos ensinam a ser sucesso a qualquer preço, que devemos crescer, gerar caixa, diminuir evasão clientes, aumentar a satisfação, e ainda para nos proteger nos ensinam que devemos fazer mais esporte, assistir mais filmes, ler mais livros.
Você acredita que equilibrar tudo vai dar certo? Este pseudo equilíbrio não passa de mais uma pressão apenas, afinal tenho que cuidar do profissional e do pessoal na mesma pegada. Fácil não?
O que sugiro é que você entenda o objetivo social da geração da prosperidade e viva feliz com isso. Quando você entender qual é o seu papel e a verdadeira função na sociedade, quase que por mágica você começará a produzir muito mais resultados, eficazes e efetivos e terá tempos para viver assim. Primeiro: você poderá fazer mais esporte, ler ao menos um livro novo por mês; vai segurar de maneira muito mais eficiente o caixa da sua empresa; poderá implantar três projetos novo em sua vida; poderá assistir mais filmes/séries e ainda vai poder preparar seu jantar todos os dias depois de chegar do trabalho; poderá passar mais tempo com a família e deixar de lado o trabalho nos finais de semana.
Quando a gente abraça uma decisão, mesmo que aparentemente estejamos perdendo no início, a gente começa a entender que é possível e assim diminuir a ansiedade e entregar algo realmente consistente. Este é o ‘pulo do gato’ do Associar.
Percebo que muitas pessoas, e principalmente líderes empresariais, estão tentando fazer muitos projetos e iniciativas, esquecendo que viver é o mais importante. O custo de oportunidade não pode ser negligenciado, mas viver em torno deles é o começo da “não vida”.
A relação entre as decisões e os custos de oportunidade é de consequência: haverá um menor custo de oportunidade mediante a adoção de uma decisão correta. Qual a sua maior decisão hoje? Posso te sugerir, procure a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa e conheça o Associar.
Podemos e devemos ser livres, viver em paz, sermos felizes e promover a prosperidade. Este é o sucesso que precisamos. O caminho existe. O caminho é Associar, vamos trilhar.

O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com