O Feirão do Imposto será pauta em todo o Paraná novamente em maio. O projeto, estruturado pela FACIAP Jovem e mais de 30 conselhos de jovens empreendedores do estado, dentre eles a ACIPG Jovem, busca chamar atenção para a alta carga tributária que incide sobre o consumo (ou seja, nas operações que estão mais presentes na vida das pessoas, como compras de quaisquer produtos e serviços) e como eles impactam diretamente no bolso e no dia a dia da população, em especial nas camadas que tem menor renda.
O projeto, que já está em sua 22ª edição, acontece em todo o país através de conselhos jovens vinculados à CONAJE, a Confederação Nacional de Jovens Empresários. Neste ano, o tema será “Dígitos que Sufocam: uma carga tributária de tirar o fôlego”.
A nível estadual, o projeto será coordenado por Gabriel Dulaba. Já em Ponta Grossa, o “Feirão do Imposto” conta com a coordenação dos conselheiros André Neves e Priscilla Küller Clemente, envolvendo ainda os demais membros do Conselho Jovem da instituição. “Este ano teremos várias novidades. Uma delas será a realização da ‘I Semana Municipal de Conscientização sobre a Carga Tributária’, que contará com uma série de especialistas debatendo este tema e buscando conscientizar e levar informação de forma simplificada à população”, comenta o coordenador André Neves.
Em Ponta Grossa, uma das grandes conquistas do Feirão do Imposto foi a aprovação da Lei Municipal n.º 14.679/2023. A Lei foi proposta como uma ação do movimento em 2023 e contou com o apoio da Vereadora Missionária Adriana que encampou a ideia. Essa lei instituiu no município a “Semana Municipal de Conscientização sobre a Carga Tributária” e o “Dia D – Dia sem Imposto”, de maneira que o próprio poder público deverá promover também essa conscientização anualmente.
Em 2024, diversas ações serão realizadas, dentre elas a venda de produtos/serviços sem impostos, a qual já começará a ocorrer a partir da semana que vem. O foco deste ano será promover o lazer da comunidade. “Já tivemos ações com restaurantes, comercialização de gasolina sem imposto, venda de ingressos para o jogo do Operário (todos com desconto representativo da carga tributária), e este ano teremos algo totalmente inovador. Além da carga tributária, buscamos promover o turismo em Ponta Grossa e incentivar também que os próprios ponta-grossenses apreciem as belezas da cidade, tendo a experiência de poder adquirir produtos/serviços com o preço que seria aplicado se os impostos não existissem”, explica Neves.
Jefferson Wegermann, presidente da ACIPG Jovem e ex-coordenador do feirão do imposto comenta que “Se você perguntar em qualquer ambiente se nós brasileiros pagamentos muitos impostos, a resposta quase que com certeza ‘sim’. E, se questionarmos se o retorno desses impostos é adequado, a maioria responderá que ‘não’. E estarão certos. Mas, é muito fácil esquecer em que momentos estamos pagando. A tributação no consumo é maquiavélica, pois o imposto vem literalmente escondidos no preço dos produtos/serviços. É por isso que o Feirão do Imposto é uma pauta cuja importância vai muito além do Conselho Jovem: todos nós precisamos rotineiramente ser lembrados do percentual de impostos que pagamos a cada compra que fazemos e nos sintamos motivados a cobrar de nossos representantes eleitos uma redução na carga tributária, principalmente nas atividades de consumo”. Os detalhes das ações serão divulgados pela ACIPG Jovem no início da próxima semana. E para ficar por dentro das novidades do “Feirão do Imposto”, basta seguir a ACIPG Jovem no instagram: @acipgjovem; no Facebook: https://www.facebook.com/ACIPGJovem.