O efeito Associar

Gilmar Denck
Somos feitos de sonhos, e são eles que nos impulsionam a seguir em frente. Cada um de nós tem seus próprios sonhos, mas juntos podemos sonhar com uma comunidade próspera e feliz. Esse sonho coletivo é o que chamamos de desenvolvimento local. Muitas vezes, as pessoas confundem esse desenvolvimento com uma missão, mas na verdade ele é a nossa visão de futuro.
Mas como chegar lá? Através das tarefas, da missão que é produzir riquezas para que possamos prosperar. E como produzir riquezas? Aumentando a produtividade e promovendo a austeridade. É isso que buscamos. Devemos começar pensando em nós mesmos, em como podemos nos tornar mais produtivos e austeros em nossos gastos. Com educação para a qualidade e produtividade, e com educação financeira, os princípios básicos da fortuna. Depois, devemos pensar em nossas empresas, como torná-las cada vez mais produtivas e eficientes na gestão dos recursos, e trabalhar para deixar nosso segmento e nosso setor mais produtivo e valorizado. Por fim, nossa missão é deixar a nossa comunidade mais produtiva e valorizada, começando por valorizar o comércio local e depois participando de forma organizada e cívica da vida pública, para que possamos implementar austeridade nos investimentos e gastos públicos que são nossos.
Para promover a transformação e colher a prosperidade, vamos nos organizar em câmaras, congregando todas as empresas de um segmento, reunindo essas câmaras em conselhos setoriais e, por último, instituir comitês para debater os temas transversais e trazer orientação segura para a gestão empresarial, para que se tornem produtivas e austeras e gerem os resultados esperados pela sociedade: bens e riquezas para a comunidade.
Desta forma a função do Associar nada mais é que promover a prosperidade buscando através da união de forças meios para aumentar a produtividade dos negócios e influenciar a gestão pública com ideias e planos que a tornem mais eficiente trazendo assim austeridade que gera a riqueza.
Para chegar a este estágio precisamos incentivar o empreendedorismo fomentando ideias inovadoras, encorajando os segmentos a investirem, buscando a segurança jurídica e fomentando o capital para que se torne acessível e barato. Desenvolver ações que fomentem os negócios, como feiras, rodadas de negócios, encontros, missões etc. Capacitar os empreendedores com informações seguras sobre todos os temas da gestão. Qualificar a mão de obra para que se tornem eficientes. Trabalhe ostensivamente pela valorização dos segmentos e do comércio local e por fim promova ações que provoquem a interação que levem ao network produtivo. Eis o caminho, o caminho é Associar. Vamos trilhar.

O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração