por Gilmar Denck
Raramente encontramos pais fazendo a seguinte pergunta: qual é a nossa missão para com esta criança? Que valores queremos transmitir a ela? Geralmente, a única preocupação é como passar mais uma noite sem choro ou percalços.
Da mesma forma, como empresários, muitas vezes não conseguimos olhar além do dia seguinte. Absortos nos problemas diários, nos boletos a pagar e na necessidade de contratar pessoas de valor, não nos damos o luxo de ponderar sobre os valores e nossa missão.
Tenho certeza de que isso ocorre com quase todo mundo. Como pais e empreendedores, começamos a deixar a marca de nossas crenças desde o primeiro dia. Esteja ciente de que isso está em nós, seja nos filhos ou nas pessoas da empresa que acabam absorvendo esses valores. Você não pode mudar a visão do mundo com uma palestra sobre ética ou valores.
É o que você faz todos os dias que impacta a vida dessas pessoas. É isso que elas veem e sentem, e mesmo que despercebidas, é o que as leva a valorizar ou não o ambiente em que estão inseridas.
É difícil, talvez até impossível, inventar uma cultura empresarial se você já fez negócios de maneira errada por um bom período. Não dá para mudar tudo de repente e querer fazer tudo certo. Qualquer que seja sua cultura, valores e princípios, você terá que adotá-los desde o início para guiar as decisões, contratações e objetivos estratégicos da empresa.
Ao contratar, precisamos levar em conta os valores dessa pessoa, que venham somar para nossa empresa. Seja você o dono, gerente ou funcionário, a coisa mais importante que fazemos no trabalho é comunicar nossos valores aos outros. É importante estabelecer um tom correto e sempre falar a verdade.
A missão não é um conjunto de opiniões, mas sim uma reflexão e descoberta. Descobrir para quê existimos e o que devemos fazer é fruto de muita reflexão. Uma vez estabelecida, ela não pode ser alterada e passa a ser a constituição da empresa, instituição ou governo.
Ela tem uma razão de ser e esta é a missão de todos. Ela deve ser compartilhada e não pode ser alterada por mais que um grupo deseje. Você pode alterar a linha de comando, responsabilidades, mecanismos, métodos e processos dos produtos. Tudo pode ser alterado, mas a missão é imutável.
Por isso, dedique um pouco de tempo à reflexão sobre sua missão. Ela deve estar dentro da corporação e no coração das pessoas. E este é um trabalho que exige muita paciência e calma.
A vida tem um grande propósito: gerar riquezas para beneficiar a humanidade. Dentro do nosso trabalho precisamos entender qual benefício estamos gerando. O que estamos trazendo para humanidade? Este é o propósito da vida e talvez seja nossa maior descoberta: a base da nossa missão.