Esclarecimentos sobre o que é ser apartidário

Esclarecimentos sobre o que é ser apartidário
Gilmar Denck

O que significa o termo apartidário, e por quê temos obrigação de saber? Para começar, o conceito apartidário que significa sem partido é nulo ou inexistente tecnicamente quando se fala sobre pessoas. Todas as pessoas têm um partido, pois mesmo quando determinado assunto se isenta de sua obrigação de participar, opinar e influenciar, automaticamente entra para o partido dos isentos, que votam em conjunto com a maioria.
Para entidades associativas o conceito é um princípio fundamental, pois ela é formada pelos diversos associados onde residem um gama de pensamentos e ideias nem sempre convergentes, formando uma pluralidade benéfica para a construção de pensamentos revolucionários, que transformam a comunidade, por isso a pluralidade deve ser desejada e não eliminada. Juntos, com pensamentos diferentes, somos mais.
Portanto, toda entidade deve ser sempre apartidária, enquanto que as pessoas devem sempre tomar partido em todos os assuntos que afetem a sociedade
O momento atual, embora delicado e conturbado, é excelente para a reflexão e a nossa evolução como seres politizados e enquanto participantes de uma entidade representativa.
Como pessoa física devo me posicionar a favor, contra ou isento ao movimento, pois é partidário não-político, portanto, a entidade não pode se manifestar. Sobre a legitimidade do movimento, podemos nos manifestar, porém a entidade deve se posicionar com base na Constituição e nos seus valores estatutários.
Surgiram neste mesmo tempo listas de empresas que teoricamente seriam de empresários com viés ideológico contrário ao movimento. Aqui tanto entidade como nós temos de nos posicionar contra, pois trata-se de crime previsto em lei.
Houve notícias de abuso de autoridade atribuindo censura a diversas pessoas. Aqui as entidades devem se posicionar firmemente em favor da liberdade de expressão, sem entrar nos méritos de cada censura. A liberdade de expressão é um direito constitucional.
Houve um movimento entre empresários para deflagrar uma greve geral. Como cidadão, cada um de nós pode optar por apoiar ou mostrar indignação, porém, cabe à entidade manifestar contrariedade, pois tal atitude é partidária e não diretamente ligada a uma política de desenvolvimento socioeconômico.
Enfim, tem mais exemplos, mas em cada um pode notar a presença da crença e da paixão sobre ela, e conforme a intensidade desta paixão, percebemos comportamentos, e como as entidades são formadas por pessoas, as crenças, as paixões e os comportamentos estarão presentes.
Pense, reflita e participe. O mundo precisa de você. Vamos juntos. O caminho é associar. Vamos trilhar.
O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração

Leave a Comment

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com