Como vimos anteriormente, sabemos que o capital, apesar desejado, enseja riscos, e fugir deles pode ser fugir do lucro. Então a saída não é fugir dele, mas reduzi-lo a níveis aceitáveis sem comprometer os investimentos. Aqui você poderá perceber toda a magia da cooperação, ou seja, a magia do associativismo. Por que investir sozinho no meu segmento se podemos dividir este custo com meus parceiros de mercado e potencializar ainda mais os investimentos? Sim, investimentos cooperados tendem a um resultado muito maior que investimentos individuais.
Na cooperação, a fórmula 1+1 = sempre mais que 2 está presente em todas as ações. Não é magia, é apenas efeito exponencial. Reunir com seus parceiros de segmento e definir investimentos em treinamentos, além de baratear o custo pode atribuir uma assertividade muito maior e ainda produzir um efeito exponencial ainda maior provocado pela integração de ideias e divisão de dores comuns.
Buscar ações organizadas de ampliação de vendas, melhoria de imagem, além de muito mais barato, é sempre inevitável o ganho em escala provocado pela união de forças, como também sempre inevitável o efeito amplificado encontrado nas forças cooperadas. Muitos olham para o crescimento acima da curva das cooperativas e correm para copiar seus modelos de gestão, como se estes fossem seus segredos de sucesso.
Sim, a gestão ajuda, mas o segredo do sucesso das cooperativas está simplesmente em seu próprio nome, ou seja, cooperação. Este é o grande trunfo. Você pode reunir 20 empreendedores e fundar uma cooperativa e obter todos os resultados benéficos da cooperação, ou se não tem esta disposição de comprometer seu patrimônio ou seu negócio em um sistema de cooperativa, você pode simplesmente organizar o teu segmento em uma associação e produzir todos estes efeitos de forma cooperada, sem os riscos e compromissos de gestão de uma cooperativa.
Associar é o caminho mais fácil e mais rápido, e com toda certeza você não precisa gastar tempo, energia e dinheiro para estruturar uma associação específica do teu segmento, pois com certeza já existe uma associação na tua cidade, e assim basta criar uma célula dentro dela e gozar deste mundo prático de produzir prosperidade.
Porém, cuidado, muitos empreendedores, levados por um ego inflado ou por puro desconhecimento são levados a criar novas entidades e novas associações, começando assim na contramão.
Associar significa unir forças para dividir tarefas e custos. Criar uma nova entidade significa dividir pessoas e multiplicar custos. Se justificam politicamente, mas jamais conseguirão justificar a razão inversa do mecanismo. O caminho existe. O caminho é associar. Vamos trilhar.
O autor Gilmar Denck é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração.
Leave a Comment
You must be logged in to post a comment.