Como empreendedor devo entender gestão. No início do século passado o mundo, ao conhecer a industrialização, acelerou tanto ou até mais do que acelerou no único deste século com a evolução dos meios digitais, chegando a duas grandes guerras advindas do descompasso mundial no progresso percebido. Nascia naquele momento a consciência de que a administração se tornaria a mais importante área das atividades humanas.
Vivemos há muito tempo num modelo de civilização no qual a cooperação se tornou a base fundamental da sociedade, e no aumento gradativo deste esforço cooperativo poderemos alcançar rapidamente a prosperidade. Assim, entendemos que a tarefa básica da gestão é fazer tudo acontecer através das pessoas, pelas pessoas e para as pessoas. Não importa se você é empreendedor ou empregado, gestor público ou funcionário, missionário ou colaborador de entidades, esteja onde estiver, ocupando a posição que escolheu ou conseguiu, sua missão é uma só: colaborar com a prosperidade da humanidade.
Há uma falsa ideia de que todo empreendedor deva ser gestor. Não, ao menos não necessariamente. Existem milhares de empreendedores que não são gestores e contratam os melhores gestores para administrar seus empreendimentos. Veja este dado: mais de 60% dos bilionários do mundo não possuem graduação universitária. Não estamos aqui fazendo apologia contra a graduação, apenas quero lhe informar que empreendedorismo precisa de visão, e gestão precisa de conhecimento, e quanto mais juntos conseguirem caminhar, visão e conhecimento, maior será o progresso do empreendimento.
O que queremos mostrar aqui é a importância da gestão no sucesso empresarial e ou em qualquer empreendimento humano. A eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns determinará o nível da qualidade do bem ofertado e dependerá principalmente da capacidade de liderança em mantê-los no trilho do propósito. O avanço tecnológico, ao contrário do que muitos imaginam, não veio para facilitar a vida dos gestores, pelo contrário, veio para oferecer mais velocidade e segurança nos dados que formam a base da gestão e assim aumentar a produtividade, principal fator do aumento de riqueza de uma nação. Percebe aqui a importância da gestão e a sua relação com o progresso do nosso país? Conhecer os recursos materiais pode trazer vantagens competitivas, mas somente o líder que conhece seus recursos humanos saberá explorar a conexão mágica destes recursos de forma a aferir produtividade. Para o mestre da administração Peter Ferdinand Drucker, “não existem países ricos ou pobres, o que existe são países bem administrados e países sub-administrados”.
Da mesma forma, podemos dizer que não existem empresas prósperas e empresas pobres. Foi ainda no século passado que percebemos que a arte de administrar é também uma ciência que não cria as coisas nem os objetos pois estes já estão na forma de dados na natureza, cabendo somente ao gestor, procurar conhecer estes dados, explicá-los e tentar predizer seu comportamento dentro da linha produtiva estudada. Assim chegamos a mais uma máxima do genial Drucker: “a melhor forma de se prever o futuro é planejá-lo”.
Os empreendedores são dotados de coragem e ousadia para arriscar recursos financeiros em uma ideia na qual aportará recursos materiais e humanos para executá-la, nesse momento aparece a necessidade de um gestor que alinhe, estude, explique e transforme a ideia numa linha de produção.
O gestor comunica o máximo de informações a equipe, atribui rigor na execução, estabelece metas e prazos. O gestor confia mais em sua razão do que em suas emoções, diferente do empreendedor que é um idealista sonhador que tem em seu caráter o espírito individual de sua captação vivencial, emocional e até espiritual da realidade que ele sente.
Assim podemos dizer que o empreendedor é o ousado que sonha com a viagem e fará de tudo para que ela aconteça enquanto que o gestor é o cara que fará a viagem acontecer na forma mais segura, mais rápida e mais econômica possível. Na verdade, um não vive sem o outro, e quando os dois habitam no mesmo indivíduo ao mesmo tempo os dilemas existenciais assombrarão seus pensamentos em todos os dias e momentos, nesta hora ele precisa imprescindivelmente de uma consultoria que liberte seus espíritos empreendedores e lhe traga segurança com as melhores práticas da gestão e da governança. Simples assim. O caminho existe, vamos trilhar?
O autor Gilmar Denck é empresário com 30 anos de experiência em associativismo, formado em Filosofia e Administração.
Leave a Comment
You must be logged in to post a comment.