Notícias


ACIPG e UEPG reforçam parceria para aproximar Universidade dos empresários

13/06/2017

Durante a reunião da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), realizada na última segunda-feira (12), representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apresentaram possibilidades de cooperação para incentivo à inovação tecnológica no município. O objetivo é aproximar os empresários da instituição de ensino e pesquisa, buscando de forma conjunta soluções aos problemas das empresas bem como geração de novos produtos e opções de negócios.

O reitor da Universidade, Carlos Luciano Sant´Ana Vargas, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela instituição e reforçou a importância de fazer uma ponte entre os estudos e a prática do mercado, possibilitando que serviços que a UEPG disponibiliza sejam utilizados pelos ponta-grossenses. “Temos ótimos laboratórios e profissionais, fazemos teses e emitimos laudos técnicos tão bons e até melhores que de instituições tradicionais de São Paulo. Precisamos que os empresários saibam que podem ter isso aqui”, explicou, reforçando a necessidade de reativar um convênio firmado entre a UEPG e a ACIPG para aproximar empresários e Universidade.

 

De acordo com o gerente do Escritório de Inovação e Propriedade Intelectual (AGIPI), Angelo Legat, a instituição pode servir para auxiliar as empresas a desenvolverem produtos e depois conseguirem registro ou transferência de patente, além de deter os royalties desses desenvolvimentos. “A agência permite que as empresas utilizem os laboratórios da UEPG bem como a mão de obra extremamente especializada para desenvolvimento e transferência de tecnologia. A agência de inovação hoje, mais do que nunca, quer transformar conhecimento em riqueza”, disse, lembrando que o contato inicial não gera qualquer custo para empresa, que pode pedir estudos preliminares para saber se o projeto de parceria é ou não viável.

O empresário Rogério Scheffer apresentou um produto que foi desenvolvido em parceria com a Universidade, demonstrando o potencial que está disponível aos demais associados. “O contato foi extremamente simples. Procuramos a UPEG para desenvolver um insumo para a construção civil em parceria com o curso de engenharia de materiais. Durante o processo fizemos algumas reuniões e apontamos as premissas que do que queríamos para esse desenvolvimento. Tivemos total abertura da ACIPG e foi prazeroso fazer esse trabalho conjunto”.

Ao final da reunião o presidente da ACIPG colocou a estrutura da entidade à disposição da UEPG e da AGIPI para tentar levar as informações e fazer essa ponte com os empresários. “Temos uma mão de obra de extrema qualidade que está aqui ao lado. A ACIPG tem o maior interesse em aproximar os associados da Universidade porque é bom para todo mundo. E ter uma Universidade forte e competente é bom para a comunidade”, finalizou. 

Leia Mais Notícias