Entidades conversam sobre segurança pública com secretário Estadual

06/08/2014

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Ponta Grossa (Conseg), Henrique Henneberg, o diretor de Indústria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Jarbas Goes, o presidente da Associação de Ministros Evangélicos (AME) e do Conselho de Entidades, Renato Cordeiro e os vereadores Valtão e Ezequiel estiveram reunidos, dia 05 de agosto, com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Leon Grupenmacher, com o chefe de gabinete Walter Gonçalves e com a coordenadora dos Consegs, Giselle Cristiane Guimarães. A reunião foi agendada pelo deputado estadual Pedro Lupion Filho.

Na ocasião, entre outros assuntos, foi tratado o baixo número de policiais civis na região e a distribuição dos mesmos no Estado. “A nossa região tem números desproporcionais a outras quando o assunto são policiais civis. Estavam previstos 40, mas apenas 33 estão em treinamento”, destaca Henneberg.

A 13ª Subdivisão Policial – SDP é composta por 10 municípios e 12 comarcas. De acordo com Henneberg, cidades como Sengés e Ipiranga estão sem delegados, contando apenas com um investigador para atender as ocorrências. “Os delegados da região estão com acúmulo, alguns estão atendendo até duas delegacias”, comenta.

O presidente do Conseg atenta para os números de distribuição de policiais no Estado. “O número de policiais em Maringá é o dobro de Ponta Grossa, sendo que o número de habitantes é parecido. A extensão territorial da 13ª SDP é igual a Londrina e Maringá juntas e temos menos policiais. Um dos objetivos da reunião foi solicitar uma distribuição mais igualitária, para que a segurança pública da região tenha melhorias”, comenta Henneberg.