Conjove aborda estratégias para cobrança

01/08/2014

“A cobrança começa quando o cliente chega à empresa, todo esse processo está embutido na ação. Há um envolvimento com a compra, a mídia, o vendedor, a abordagem e a expectativa de compra”, assim definiu Irineu Amaral Junior, diretor na BGN, no evento ‘#fazer Amigos Gerando Negócios’, realizado pelo Conselho do Jovem Empresário de Ponta Grossa (Conjove), dia 31 de julho, na sede da ACIPG. Na ocasião, o administrador de empresas apresentou o tema ‘Estratégias para cobrar e manter clientes’.

De acordo com Amaral, é preciso que os colaboradores da empresa tenham a mesma comunicação quando forem fazer a cobrança com o cliente. “Abordagem, atualização de dados, profissionalismo, negociação e argumento são indispensáveis nessa hora”, define.

O palestrante frisou que é imprescindível à empresa ter o banco de dados, o cadastro do cliente atualizado. “Isso facilita a cobrança e pode trazer um retorno mais rápido ao empresário que poupará tempo na procura ao cliente”.

Vários empresários que estavam no evento perguntaram a respeito de datas para fazer a cobrança e de como precisa ser feita esta abordagem. “É necessário firmeza e educação na cobrança; treinar seus colaboradores que executam essa tarefa. Ser insistente, dar datas para o pagamento e trabalhar com perguntas fechadas, mas sempre gentil e educado nesse diálogo”, destaca Amaral.

Este é o segundo evento do ‘#fazer Amigos Gerando Negócios’, que traz um novo formato elaborado pelo Conjove. “A cada mês vamos trabalhar com temas do cotidiano empresarial. Convidamos os empresários para que acompanhem os eventos. Em breve, será divulgado o tema da palestra de agosto”, comenta o presidente do Conselho, Wagner Denck.