Marketing Sensorial é tema de Café com Palestra do Conjove

29/05/2014

Norberto Rotter apresentou o tema Marketing Sensorial - Sentidos que vendem no evento Café com Palestra do Conselho do Jovem Empresário de Ponta Grossa (Conjove), na manhã desta quinta-feira (29), na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). De acordo com Rotter, os cinco sentidos são essenciais para o marketing atual. “Visão, audição, tato, paladar e olfato são primordiais para o marketing do dia a dia de qualquer empresa. 93% das vezes, os cinco sentidos são responsáveis por algumas de nossas decisões. Imagina então na hora da compra de um produto ou serviço”, destaca.

O palestrante comenta, no caso da visão, que as cores, os tamanhos e as formas são logo percebidas, influenciando nossas emoções. “As empresas precisam atrair os clientes, trazer aspectos que despertem interesse nos consumidores. Em relação ao tato, para chegar a uma tomada de decisão sobre determinado produto, o tato é necessário, mas não obrigatório, ele pode gerar intimidade levando à compra”.

Em relação ao olfato e a audição, Rotter ressalta que são importantes ferramentas para o consumidor final. “O olfato pode despertar lembranças, criando um clima positivo ou negativo. Quem não gosta de cheiros agradáveis nas empresas e de ser bem recebido, com palavras que agucem e ressaltem o produto que precisa”. No caso do paladar, ele comenta queprovar o produto – quando este permite a ação - é uma excelente estratégia de venda. Ou mesmo a empresa disponibilizar o famoso cafezinho ou uma água, já são alternativas que permitem uma aproximação e fidelização do cliente. “Todo mundo gosta de ser bem tratado, seja no comércio, na indústria ou na prestação de serviços”.

Wagner Denck, presidente do Conjove, destaca o encontro. “Agradecemos a presença de todos que prestigiaram o evento. O Café com Palestra é um projeto que visa trazer informações para o dia a dia empresarial, sempre com temas atuais do mercado”.

Flávia Bill Cantelli, microempresária, comenta que a palestra discutiu um tema que é do cotidiano das empresas, soluções simples que muitas vezes não são colocadas em prática. “Vou ficar mais atenta a esses pequenos detalhes que, com certeza, fazem a diferença para qualquer empresa. O cliente precisa entrar na loja, no comércio e identificar positivamente os cinco sentidos”.

O evento Café com Palestra do Conjove é gratuito e acontece sempre na última quinta-feira do mês, na ACIPG.