Empreender amplia número de Núcleos em Ponta Grossa

28/03/2014

Três novos Núcleos Setoriais passaram a integrar o Programa Empreender da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG): o Núcleo Setorial de Artesãos de Ponta Grossa(NAPG), Núcleo Setorial de Turismo Rural e Áreas Naturais de Ponta Grossa (NETRANPG) e Núcleo Setorial de Representantes Comerciais dos Campos Gerais (ARCCG). Agora o Programa conta com nove Núcleos ativos, já que continua o trabalho com o Conselho do Jovem Empresário de Ponta Grossa (Conjove), Conselho Empresarial da Mulher Executiva (Ceme), Núcleo de Alimentação para Eventos (Napes), Núcleo de Empresários do Setor de Alimentação (Nesa), Núcleo de Estilistas (NSE) e Núcleo Setorial de Tecnologia da Informação (NSTI).

“Os Núcleos da ACIPG conseguiram várias conquistas ao longo dos anos, com metas voltadas ao desenvolvimento empresarial. O Programa Empreender é a alma do associativismo. Através dele a cultura associativista é disseminada”, destaca o diretor de Associativismo da ACIPG, Marcos Rogério Dombrowski.

O Núcleo Setorial de Artesãos de Ponta Grossa já finalizou seu planejamento estratégico e definiu ações. As reuniões acontecem quinzenalmente e há 30 artesãos cadastrados.

O Núcleo Setorial de Representantes Comerciais dos Campos Gerais está em processo de filiação. “Como eles já são uma associação  formalizada já possuem estatuto e regimento interno, mas algumas alterações  para se enquadrar no programa Empreender  foram necessárias. Eles já fazem parte do programa e contamos com 20 representantes comerciais”, comenta a consultora do Empreender da ACIPG, Lucilene de Fátima Oliveira.

O Núcleo Setorial de Turismo Rural e Áreas Naturais de Ponta Grossa, que também faz parte dos novos Núcleos da ACIPG, reúne empresários proprietários de áreas rurais com oportunidades e vocação ao turismo. As reuniões acontecem semanalmente e já possui a participação de 15 empresários.

Recentemente, entre as atividades desenvolvidas, o Núcleo Setorial de Artesãos de Ponta Grossa (NAPG) recebeu a coordenadora da Sala do Empreendedor em Ponta Grossa, Tônia Mansani, que falou sobre Microempreendedor Individual (MEI).

“A ACIPG apoia a Semana do Microempreendedor Individual, que acontece de 31 de março a 04 de abril. Antecipamos o diálogo para que as nucleadas já pensem sobre o MEI e vejam as vantagens da formalização”, explica Lucilene.

A Semana do MEI acontece na Sala do Empreendedor, na Prefeitura Municipal, das 9h às 17h. O evento é voltado aos microempreendedores individuais já formalizados e também para aqueles que queiram regularizar seus negócios.