Junta Comercial de PG e agências da região recebem treinamento da Redesim

12/12/2013

A Junta Comercial de Ponta Grossa e mais nove agências da região receberam treinamento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) dia 10 de dezembro, na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Libertad Bogus, responsável pelo CPD da Junta Comercial do Paaraná (JUCEPAR) apresentou a Redesim pela parte da manhã a representantes de agências de Guarapuava, Pitanga, Palmas, Irati, União da Vitória, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Ponta Grossa, São Mateus do Sul e Prudentópolis, e à tarde a 135 pessoas, entre contadores de Ponta Grossa e da região.

A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia.

Esse sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. Com a Redesim, os usuários também poderão obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios é administrada por um Comitê Gestor, presidido pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e é composto por órgãos e entidades do governo federal, estadual e municipal, responsáveis pelo processo de registro e legalização dos empresários, sociedades empresárias e sociedades simples.

A supervisora da Junta Comercial de Ponta Grossa, Rogéria de Fátima Kabbaz, comenta que a partir de primeiro de fevereiro de 2014 será obrigatória a ação apresentada no evento. “A implantação da Redesim não tem data certa, pois dependerá de cada Prefeitura, que devem estar adaptadas para a consulta de viabilidade. Mas, a partir de primeiro de fevereiro de 2014 será obrigatória a FCN/ RE eletrônica apresentada”, destaca.

Jornalista: Thaís Helena Ferreira Neto Oliveira

MTB: 6868