Notícias


Análise da Balança Comercial de Ponta Grossa

08/11/2013


Compartilhe

Dentre os países latino-americanos o Chile é um dos que apresenta maior crescimento, desenvolvimento e representatividade no comercio exterior brasileiro. Entre os anos de 2008 e 2013, esse país foi o 9º que mais comprou produtos brasileiros, representando 2% das exportações. No quadro de importações, o Chile foi o 12º país que mais enviou mercadorias ao Brasil, também representando 2% do total.

            Analisando o gráfico, podemos perceber que a crise mundial de 2008 afetou gravemente o Chile e suas importações provenientes de Ponta Grossa, apresentando uma redução de 88,3% de 2008 para 2009. Entretanto, a economia chilena vem se recuperando ao longo dos anos reconquistando aos poucos sua posição anterior à crise, sendo hoje caracterizada como uma das economias mais sólidas do continente latino americano.

            Em 2013, Ponta Grossa exportou o equivalente a US$ 5,9 milhões para este país. Os principais produtos exportados foram ferramentas com motor elétrico, correia transportadora de borracha, massas alimentares recheadas, outros produtos de padaria, pastelaria e furadeira com motor elétrico. Somente esses produtos representaram 83% do total das exportações ponta-grossenses para o Chile.

            No caso das importações, esse ano a cidade importou do Chile o montante de US$3,9 milhões, dessa quantia 78% representa a compra dos 5 principais produtos importados, são eles: outros tomates preparados em conserva, rolhas e tampas para fechar recipientes de plástico, bandejas e travessas de papel cartão, outros papéis cartões e molibdato de sódio.

Apoio: Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG)

Professores

Profa. Adriana G. Fabrini Diniz

Prof. Carlos Ubiratan Schier

Prof. César E. Abud Limas

Prof. Osvaldo M. Callegari

 

Acadêmicos

Kenji Ricardo Kubo

Willian F. Benetti Barbosa

Lucas Bertoleti

Alicia Martins Ianke





Leia Mais Notícias