Notícias


ACIPG investe em novos projetos para desenvolvimento local

03/10/2013


Compartilhe

Quasar, Antares e Khan são os novos projetos com foco no desenvolvimento local da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM) e universidades.

            O Projeto Quasar, implantado este ano, já apresenta resultados como a turma piloto da Aldeia David Federmman, no Jardim Paraíso. Trata-se de uma corrente de capacitação que fornecerá em cada bairro uma primeira turma, inicialmente mantida por um grupo de empresários, em que cada participante deverá, após ser colocado no mercado de trabalho, manter a capacitação de outro membro da própria comunidade, dando continuidade à ação.

            O Antares, lançado em setembro, tem o objetivo de levar noções de empreendedorismo em contra turno aos melhores alunos de 15 a 17 anos das escolas públicas e privadas da cidade. 

            Já o Projeto Khan, que será lançado no início de 2014, afetará em médio prazo toda a educação de ensino fundamental ao médio nas instituições assistenciais da cidade.

De acordo com o idealizador, os projetos complementam-se. “No caso do Projeto Antares, a contrapartida destes alunos será influenciar positivamente outros jovens nos bairros onde vivem, canalizando-os para o Quasar. Somente por meio da criação de lideranças locais nos bairros é que conseguiremos modificar as comunidades e a cidade como um todo. Esse é nosso objetivo”, ressalta o coordenador dos Projetos, Eduardo Salamacha. 

A gerente Administrativa e Financeira da ACIPG, Ariane Wiesinieski Festa, comenta o objetivo da entidade com os projetos. “A ACIPG tem a visão de promover o desenvolvimento local, tendo esta ação inclusive em seu planejamento estratégico, por isto a entidade tem dado todo o apoio necessário na gestão, pois uma cidade com empreendedores qualificados será uma cidade forte, desenvolvida e com mão de obra qualificada”, frisa.

            Ariane destaca os parceiros que colaboram com a entidade para colocar os Projetos em prática. “Contamos com o apoio financeiro de alguns empresários que possuem a mesma visão, com o IMM nos ofertando cursos on-line e instituições de ensino indicando os profissionais para qualificar estes jovens”, explica.

O presidente do IMM, José Eli Salamacha, também comenta as parcerias. “O Instituto qualifica os participantes através de grade virtual de conhecimento. As aulas desenvolvidas no Expresso de Informática Mundo Melhor ou na Sala Virtual Mundo Melhor localizada na ACIPG reforçam a parceria do Instituto com a entidade que visa contribuir com a qualificação e o epreendedorismo. Com certeza os projetos são uma parceria de sucesso e tendem a colaborar com o desenvolvimento dos bairros da cidade”.

Jornalista: Thaís Helena Ferreira Neto

MTB: 6565





Leia Mais Notícias