Consumidores ficam atentos para a cobrança de impostos

23/09/2013

Dia 21 de setembro foi realizado o Feirão do Imposto em Ponta Grossa. A ação foi realizada pelo Conselho do Jovem Empresário de Ponta Grossa (Conjove), que seguiu a data de realização de outros estados brasileiros.  O projeto da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) informa a população sobre a alta carga de impostos pagos em todos os serviços e bens de consumo, além de chamar atenção para o que se recebe em troca nos serviços públicos com o pagamento desses impostos. Iniciada em 2003, em Joinville, a ação é realizada em data próxima do impostômetro atingir a casa de R$ 1 trilhão – fato que ocorreu em 29 de agosto.

Em Ponta Grossa, a ação foi realizada nas quatro lojas do Supermercado Tozetto (Jardim Carvalho, Vila Estrela, Oficinas, Uvaranas) e no Shopping Antártica, com informações e panfletagens. O Conjove também conseguiu parceria com a Rede de Farmácias Hiperfarma e as nove lojas tiveram produtos com valores sem impostos. Produtos de consumo popular foram usados para demonstração com o preço de venda, a porcentagem de imposto sobre o produto e o valor caso não tivesse a tributação.

“Áreas como saúde e educação são precárias e sabemos que se o dinheiro pago em impostos fosse bem utilizado poderíamos ter melhores condições de atendimento básico. Acho a ação importante, pois é uma maneira da população conhecer as cargas tributárias e poder cobrar melhores serviços”, comenta o vendedor João Pedro Klatz, que conheceu o projeto pelo Conjove nas dependências do supermercado Tozetto, do Jardim Carvalho.

“Mostrar esses valores é uma forma de promover a conscientização para uma questão que atinge diretamente a vida de todos: o imposto. O Feirão, realizado anualmente em diversas cidades do país, é uma forma de divulgar esse assunto à sociedade”, destaca o presidente do Conjove, Bruno Ronchi.

Dentre os produtos em destaque no material de divulgação do Feirão do Imposto, há as respectivas taxas tributárias, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT): água com 45,01% de imposto, açúcar com 40,04%, condicionador 47%, televisor com 44,09%, margarina com 37,02% e o leite 33,06%.

O conselheiro do Conjove, Paulo Henrique Mariano, comenta a ação. “A ideia foi sensibilizar os consumidores para a cobrança de impostos sobre produtos e mostrar que tributo não é apenas o Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mas que há cobrança sobre todos os serviços e bens de consumo”.

O Feirão do Imposto foi desenvolvido em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Informações: www.feiraodoimposto.com.br.

Jornalista: Thaís Helena Ferreira Neto

MTB: 6868