Reunião sobre coleta seletiva é acompanha pela ACIPG

26/10/2017

O diretor Rural da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Edilson Gorte, participou na última quarta-feira (25) de uma reunião na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, em que foi apresentado o novo cronograma da coleta seletiva no município.

Para tornar a ação ainda mais efetiva, a partir da próxima semana esta coleta será realizada no período da manhã e tarde, e não mais à noite juntamente com a coleta regular de resíduos sólidos.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros, a coleta seletiva no período diurno terá início na segunda-feira (30), após um trabalho de panfletagem sobre a alteração junto à comunidade. “Pensamos nessa estratégia para garantir a destinação correta dos materiais recicláveis, porque como as coletas aconteciam no mesmo horário, acabava que muitos recicláveis iam parar no Aterro Botuquara, enquanto lixo orgânico acabava chegando até as associações”, explica

A proposta da Secretaria é que a presença do caminhão da coleta seletiva na região central, onde há maior demanda, contribua ainda para estimular a adesão de um número maior de pessoas ao programa, separando o material reciclável e garantindo o destino correto.

Juntamente com esta coleta na região do centro da cidade, a Secretaria de Meio Ambiente também trabalhará com a realocação de 20 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para a região central, que estavam subaproveitados nos pontos originais. O município conta hoje com 134 PEVs espalhados pela cidade, permitindo que todo a cidade esteja contemplada pela coleta seletiva.

Segundo a Prefeitura, deve ser instituído para as próximas semanas o uso de carrinhos elétricos na região central, Nova Rússia e Santa Paula. “Com os carrinhos, os catadores das associações poderão recolher os materiais dessas regiões com o mínimo esforço físico. Como mapeamos uma grande demanda nessas regiões, sabemos que o catador com o carrinho elétrico não irá concorrer ou atrapalhar aquele que recolhe os materiais de forma independente”, comenta Barros.

Representando a ACIPG na reunião, Gorte comenta que as mudanças serão benéficas, pois aproximará o serviço das empresas e da população pelo horário da coleta. Ele aponta que através da instituição, se estuda realizar uma pesquisa para mapear entre as empresas e comércios que tipo de material reciclável é mais produzido e que finalidade é dada frequentemente, com o intuito de auxiliar a Prefeitura. “Além disso, utilizaremos nossos veículos de comunicação para divulgar as ações, horários e locais dos PEVs no município, para que o serviço seja mais eficiente”, disse Gorte.

As novas rotas e horários da coleta seletiva, bem como os locais dos novos PEVs, podem ser consultados pela população no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (http://smma.pontagrossa.pr.gov.br/) e estarão atualizados até o final de outubro, com o início das mudanças.

Com assessoria da PMPG