Projeto Antares recebe Selo Sesi ODS 2017

18/10/2017

O Projeto Antares, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), recebeu na noite desta terça-feira (17), pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A cerimônia aconteceu no Campus da Industria, em Curitiba, e contemplou outras iniciativas de destaque no estado do Paraná.

Receberam o Selo Sesi ODS 2017, entidades que apresentaram projetos que promovem o Desenvolvimento Sustentável separados em categorias, Instituições de Ensino – nas subcategorias Educação Básica e Educação Superior. Além dela, Indústria (com as subcategorias pequena e micro, média e grande); Empresa (também para pequena e micro, média e grande); Poder Público (nas modalidades municipal, estadual e federal); e Terceiro Setor (nas subcategorias local, regional e estadual/federal).

Além de receber o Selo Sesi, o assessor de comunicação da ACIPG, Edson Gil Santos Júnior e a estagiária do Projeto Antares, Luana Karoline Pieckhardt de Souza, no Congresso Sesi, realizado no Campus da Indústria, explanaram sobre a iniciativa para outras entidades contempladas com o Selo.

Para o Sesi todos os setores da sociedade precisam se envolver em ações para garantir o futuro do planeta. É por isso que, desde 2004, a entidade lidera no Estado o trabalho de divulgação e acompanhamento de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável. Ao longo de 10 anos, o Sesi no Paraná se tornou referência na mobilização em torno dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), metas definidas no ano 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde 2015, com a aprovação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Sesi encabeça no Estado a promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma evolução dos ODM, eles têm foco em cinco Ps – pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias – para que a humanidade chegue a 2030 com desenvolvimento sustentável. Caso contrário, serão necessários três planetas Terra para atender os atuais padrões de consumo em menos de 35 anos.

De acordo com a diretora responsável pelo Projeto Antares, Milane Barbur, receber pelo terceiro ano consecutivo o Selo Sesi, demonstra o comprometimento da ACIPG em prestar um serviço, não apenas para o setor produtivo, mas para a sociedade. "Este selo é a prova que contribuímos com os objetivos da ONU para melhorar o mundo", disse Milane.

Sobre o Projeto Antares

O Projeto Antares é gratuito para os estudantes selecionados e mantido por doações de empresários. A iniciativa acontece em módulos anuais, três vezes na semana, e oferece aulas em contraturno ao longo de todo o ensino médio, de modo que ao final de três anos os alunos tenham conhecimentos avançados nas disciplinas de Português, Exatas (Física, Química e Matemática), conhecimento básico de Lógica de Programação, Noções de Contabilidade, Noções de Administração, Noções de Direito, Empreendedorismo, Educação Financeira, Cooperativismo Jovem, Cidadania e agora Politização.