Sanepar apresenta dados de abastecimento em PG

17/10/2017

Nesta segunda-feira (16), a diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu o gerente geral da Sanepar, Fabio Leal Oliveira, e os coordenadores Industrial e de Redes, Fabiano Oroski e Freddy Alberto Valdiva. Os convidados apresentaram um resumo da atuação da Sanepar em Ponta Grossa, bem como discorreram sobre a obra que está em final de execução no Jardim Los Angeles, para um novo reservatório que beneficiará cerca de 89 mil pessoas.

Oliveira comentou que Ponta Grossa conta hoje com 134.300 economias ativas de abastecimento de água e de 120.367 de serviço de esgoto. Ele salientou que 100% das residências contam com abastecimento de água potável e que 90,34% com serviço de esgoto, com 100% de índice de tratamento.

O gerente aponta que para garantir o atendimento, a Sanepar tem em Ponta Grossa duas estações de tratamento de água, uma no Rio Pitangui e outra no Alagados, que funciona como um reservatório. “Mesmo assim, já temos estudos para captar água no Rio Tibagi, para o ano de 2022, para atender o crescimento do município”, disse Oliveira.

De acordo com Oliveira, atualmente são investidos cerca de R$ 39 milhões, pouco mais de R$ 31,5 milhões em abastecimento e R$ 7,5 milhões em esgoto. Além disso, estão planejados mais R$ 21 milhões. “Essas obras incluem a construção de um novo reservatório, com capacidade para 5 milhões de litros de água, com a implantação de 39 quilômetros de adutoras de água, além de 1.100 interligações que já estão prontas e mais 650 para concluir ”.

Segundo ele, este novo reservatório construído no Jardim Los Angeles beneficiará cerca de 89 mil pessoas na Boa Vista, Santa Paula, Chapada, Contorno, Sabará e parte da Nova Rússia e da Ronda, bem como o próprio Jardim Los Angeles. “Está previsto para o inicio mês de dezembro a entrada em funcionamento do reservatório. Em virtude disso, utilizamos as terças e quintas-feiras para fazer estes trabalhos de interligações, em que o consumo é um pouco menor. Motivo que causa a interrupção no abastecimento de água nestes bairros, para junção da rede antiga com a rede ligada ao novo reservatório”, comentou Oliveira.

Além da explanação, os diretores fizeram questionamentos e críticas aos serviços prestados pela Sanepar. Oliveira disse que aceitava as sugestões e reclamações, frisando que a empresa fará tudo o que for possível para sanar o que foi exposto e proporcionar um bom serviço da Sanepar. “Somos um prestador de serviço e precisamos oferecer um trabalho de qualidade. Por isso, deixo a disposição o meu contato para que outras demandas sejam encaminhadas para que possamos melhorar”, finalizou o gerente aos diretores da ACIPG.

ACIPG nos Bairros

O diretor de Bairros da ACIPG, Sergio Jasinski, apresentou um balanço do projeto ACIPG nos Bairros que acontece desde maio deste ano. Foram cinco reuniões pontuais, sendo quatro na Nova Rússia, além de uma palestra e uma reunião na região de Uvaranas.

Além dos empresários e moradores das comunidades, participaram membros do Conselho de Segurança, Polícia Militar, Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, bem como outros integrantes da Prefeitura Municipal.

Os próximos bairros em que se articula reuniões são o Santa Paula e Oficinas, com datas ainda a definir.