ACIPG nos Bairros tem balanço positivo entre os empresários

29/06/2017

A terceira reunião do projeto ACIPG nos Bairros, realizada na noite da quarta-feira (28), na sede da Sicredi da Nova Rússia, contou com a presença de 35 empresários que puderam expor os problemas que o bairro enfrenta, principalmente relacionados a trânsito e segurança. Isso porque, além da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, estiveram presentes representantes da Polícia Militar, da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública.

Como de costume as instituições fizeram breves apresentações sobre temas como efetivo policial, planejamento para o trânsito na região e atuação da guarda municipal. A cada apresentação a palavra foi aberta para que os empresários pudessem apontar questões mais preocupantes e questionar as entidades responsáveis por cada área.

Para Nélio Rickli, proprietário de uma agropecuária, o evento foi muito bem aproveitado pela comunidade, que pode tirar dúvidas e pedir atenção para problemas pontuais que nem sempre as autoridades têm ciência. “A gente percebe que a administração não tem conhecimento de algumas situações. Às vezes eles acham que alguma coisa está indo bem, mas nós, que enfrentamos os problemas, temos uma visão diferente porque sabemos como é no dia a dia”, apontou. Em sua opinião as autoridades saíram do encontro com algumas certezas de problemas que precisam de atenção.

Outro ponto que foi elogiado é a oportunidade que a ACIPG nos Bairros oferece para que os próprios empresários possam se conhecer e trocar informações. De acordo com a lojista Amira Parras, alguns dos vizinhos não eram conhecidos e a chance de conhece-los e conversar foi muito proveitosa. “Acho importante que a gente possa interagir, juntar o grupo de empresários e discutir as nossas necessidades. Achei a ideia muito boa e estou conversando com aqueles que não foram para que tentem não perder os próximos”, disse.

A presidente do Conseg, Jane Villaca, elogiou o formato da reunião que permite o diálogo entre a comunidade e as forças institucionais. Para ela essa chance de apontar diretamente os problemas e já pedir um posicionamento ajuda até às entidades a organizarem suas agendas na busca por soluções para a cidade.

Já o diretor de Bairros da ACIPG, Sergio Jasinski, ressaltou a importância da participação dos empresários e a forma como eles interagiram na reunião, demonstrando preocupação com ações planejadas para o futuro e questionando ações paliativas de curto prazo. “Serviu para as empresas demonstrarem suas preocupações, mas também para terem conhecimento da realidade dos órgãos públicos, com falta de orçamento, investimento e pessoal tanto em esfera municipal, quanto estadual e federal”, apontou.

Ao final da reunião o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, relembrou a importância de a comunidade cobrar as ações dos governantes, acompanhando suas decisões e exigindo o compromisso que é assumido durante a campanha, demonstrando a preocupação que a Associação Comercial tem em apoiar essa cobrança.