Notícias


Colaboradores da ACIPG entregam livros ao projeto Pegaí

23/05/2017


Compartilhe

O criador do projeto Pegaí – Leitura Grátis, Idiomar Augusto Cerutti, esteve na sede da ACIPG para apresentar o sistema, que incentiva o compartilhamento de livros entre a população de Ponta Grossa. A palestra foi motivada pela gincana interna da ACIPG, que está arrecadando livros para serem doados ao projeto.

De acordo com Cerutti, a ideia surgiu quando ele assistiu a uma reportagem sobre uma cooperativa de motoboys que montou uma biblioteca móvel em uma bicicleta, na qual eles disponibilizavam livros em uma praça. “Achei aquilo fantástico. Na hora pensei que eu, como professor, poderia fazer algo do gênero”, explicou.

A partir disso formatou um projeto que fosse viável e pudesse ser aplicado no município. “A proposta é simples, fazer o livro circular, poderia funcionar sozinho, mas não funciona porque muita gente ainda não entendeu a ideia de que são livros de literatura. Se eu deixo uma semana sem conferência em pouco tempo está cheia de panfletos e livros fora da proposta”, disse.

Segundo ele, o objetivo é que as pessoas possam ter acesso gratuito a livros de que proporcionem o prazer na leitura. “É algo muito comum na Europa, funciona bem quando as pessoas percebem que um livro na prateleira não muda a vida de ninguém. O Pegaí trabalha com cidadania, com educação”.

O projeto atualmente funciona em três cidades (Ponta Grossa, Ipiranga e Realeza), com 23 estantes distribuídas em mercados, padarias, escolas e outros pontos. Quem tiver interesse em colaborar pode entrar em contato pelo site do projeto www.pegai.info. Idiomar lembra que não são aceitos livros técnicos. “Tem gente que faz limpeza de prateleira e acha que está ajudando. O projeto existe para que os livros sejam interessantes, para chamarem a atenção e serem lidos”, finalizou.

Depois da palestra os colaboradores da ACIPG entregaram 300 livros que já foram arrecadados pela gincana, que ainda continua e deve resultar em mais exemplares a serem doados.  





Leia Mais Notícias