CDesponta realiza primeira reunião na segunda (8)

05/05/2017

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDesponta) realiza na próxima segunda-feira (8) sua primeira reunião e convida representantes de entidades para participarem, na sede da Casa da Indústria, às 17h30. Desativado desde 2009, o CDesponta tem como principal objetivo repensar o município visando ao seu desenvolvimento de forma planejada e estratégica.

A iniciativa de reativar a entidade partiu de ex-membros da diretoria e pessoas interessadas no trabalho do Conselho. Criado em 2003 como uma Organização Não Governamental (ONG), o CDesponta tem por objetivo o planejamento estratégico e social, além do combate à pobreza em Ponta Grossa.

De acordo com o diretor de Planejamento Urbano da ACIPG, Jarbas Goes, o funcionamento do CDesponta se dava por meio de nove câmaras técnicas, que são unidades compostas por profissionais de diferentes setores com a função de elaborar, propor e executar projetos e programas que voltados ao desenvolvimento de áreas específicas no município. “Alguns trabalhos que foram realizados nessas câmaras foram tão bons que o poder público adotou e ainda adota, como no caso da Educação, por exemplo”, explicou o Goes, que também foi presidente do CDesponta em duas oportunidades.

Na terça-feira passada (25) foi instituída diretoria composta pelo presidente Eduardo Salamacha (representando a OAB - Subseção de Ponta Grossa), vice-presidente Leonardo Puppi Bernardi (ACIPG/Sindimadeira), 1º secretário Jarbas Goes, 2º secretário Darcy Miara Junior (Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP), 1ª tesoureira Wagnilda Alves Minasi (Convention Bureau), e 2ª tesoureira Maria de Fátima Rodrigues (do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná - Sinepe).

Goes comenta que a diretoria convida nesta semana novas entidades para aumentar a adesão, bem como reforçam o contato com as demais já com assento no CDesponta. Ele conta que uma das primeiras ações a será revisão e atualização do estatuto além de reestruturação do próprio Conselho. “O CDesponta é uma importante ferramenta para discutirmos o futuro de Ponta Grossa. Por isso, quanto maior a adesão de entidades, como associações de moradores, de classe, empresas, entre outras, maior será a quantidade de ideias e mais produtiva será a experiência para o município”, disse o 1º secretário do CDesponta.

Casa da Indústria

Rua Sete de Setembro , 8000