Notícias


Núcleo de Construtores de PG se reúne com Iplan

02/05/2017


Compartilhe

O Núcleo de Construtores de Ponta Grossa (NCPG) recebeu na tarde desta quinta-feira (27) a visita do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), Ciro Macedo Ribas Junior. A reunião serviu para que os membros do Núcleo pudessem apresentar sugestões e pedidos, além de conhecer as ações do Instituto, principalmente em relação à construção de moradias e empreendimentos imobiliários. 

Segundo Ciro Macedo, Ponta Grossa hoje aguarda a finalização do Plano Diretor, que foi iniciado há alguns anos, mas infelizmente ainda não foi entregue por problemas com a empresa contrata para prestar o serviço. A coordenadora do NCPG, Elisabeth S. Carneiro, se mostrou preocupada com a questão e colocou o núcleo à disposição para auxiliar no que for possível, lembrando da importância que esse plano tem para o setor da construção civil.

Ainda em relação ao Plano Diretor, os nucleados solicitaram ao presidente do Iplan que seja verificada a questão do desmembramento de lotes em Ponta Grossa. O objetivo, de acordo com os construtores, é agilizar os processos facilitando novas edificações e venda de imóveis. Tal medida é importante porque gera arrecadação para o próprio município com pagamento de taxas, impostos e, principalmente, porque a construção civil é uma cadeia de consumo que vai do material básico para obra até móveis e decoração, movimentado o setor de serviços e o comércio.

Outro assunto colocado pelos nucleados ao presidente do Iplan diz respeito a uma Portaria do Ministério das Cidades publicada em 2016 que põe fim às construções dentro do programa “Minha-Casa Minha-Vida” em ruas sem pavimentação. O pedido é para que o Instituto e a Prefeitura Municipal intervenham em Brasília junto ao Ministério para que a posição seja revista. “Isso implicaria a paralisação de obras mais baratas, que atendem a um público muito grande. Não teríamos mais imóveis de valor mais baixo para venda, que são justamente em áreas sem pavimentação”, reiterou o vice-coordenador do NCPG, Nelson Mitiru. A ideia, segundo ele, é que o maior número de autoridades peça por essa revisão na Portaria que teria impacto direto no mercado imobiliário de cidades como Ponta Grossa.

 

Sobre o Núcleo de Construtores

O núcleo de construtores é um grupo de empresários e profissionais que se reúne para a promoção de reuniões e troca de experiências entre os membros. Sua função é unir forças para a defesa dos interesses da classe perante órgãos públicos e entidades privadas, visando otimizar relacionamentos e o desenvolvimento do setor.





Leia Mais Notícias