Reunião trata da reativação do CDesponta

A reativação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDesponta), desativado desde 2009, foi tema de reunião realizada na noite da terça-feira (25) na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

A iniciativa de reativar a entidade partiu de ex-membros da diretoria e pessoas interessadas no trabalho do conselho. Criado em 2003 como uma ONG, ele tinha por objetivo principal o planejamento estratégico esocial, além do combate à pobreza em Ponta Grossa. Seu funcionamento se dava por meio de nove câmaras técnicas, que são unidades compostas por profissionais de diferentes setores com a função de elaborar, propor e executar projetos e programas que voltados ao desenvolvimento de áreas específicas no município.

“Alguns trabalhos que foram realizados nessas câmaras foram tão bons que o poder público adotou e ainda adota, como no caso na educação, por exemplo”, explicou o diretor de Planejamento Urbano da ACIPG, Jarbas Goes, que também foi presidente do CDesponta em duas oportunidades.

Na reunião desta terça-feira foi instituída entre os presentes uma diretoria transitória composta pelo presidente Eduardo Salamacha (representando a OAB - Subseção de Ponta Grossa), vice-presidente Leonardo Puppi Bernardi (ACIPG/Sindimadeira), 1º secretário Jarbas Goes, 2º secretário Darcy Miara Junior (Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP), 1ª tesoureira Wagnilda Alves Minasi (Convention Bureau), e 2ª tesoureira Maria de Fátima Rodrigues (do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná - Sinepe).

A tarefa dessa diretoria transitória é fazer o contato com demais entidades com assento no CDesponta - ao todo são 26 membros, iniciar ações de revisão e atualização do estatuto além de reestruturação do próprio conselho.