Darci Piana realiza palestra na ACIPG para empresários

10/04/2017

Na última sexta-feira (7), aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) palestra com o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR), Darci Piana, abrindo o Fórum Empresarial, evento promovido do jornal Diário dos Campos (DC). Sua fala tratou das novas dificuldades e tendências do mercado no Paraná e no Brasil.

Piana falou sobre as dificuldades atuais do mercado. Ele explica que a comunicação está muito mais rápida, muito mais intensa do que já foi. Segundo ele, a loja que não se atualizar ficarão para trás. Lamentavelmente teremos uma redução extraordinária, não apenas pela crise. “Tivemos no Brasil mais de 200 mil empresas que fecharam, o Paraná representa 6%, isto é, aproximadamente 12 mil empresas. Parte destas empresas fecharam por não acompanharem a evolução tecnológica do mercado. Nossas entidades, como a Fecomercio e a ACIPG, entre outras do mesmo segmento, tem um grande trabalho para auxiliar as empresas no intuito de se atualizarem a este mercado globalizado”, comentou Piana, prevendo uma grande mudança com o fortalecimento das lojas digitais pela internet.

Na palestra, Piana relatou que o Paraná responde a 6% do Produto Interno Bruto (PIB) e que os setores de comércio e serviços (incluindo a administração pública) correspondem a 63% do PIB brasileiro e apresenta um papel cada vez mais relevante.

Segundo Piana, o Paraná é um estado que se destaca entre os demais por contar com um comércio relativamente ativo. Além disso, ele aponta que uma quantidade expressiva de empresas vende para o Brasil inteiro, bem como, outras contam com filiais em outros estados. “O Paraná perde constantemente grandes empresas que estão se deslocando para outros estados brasileiros por falta de sensibilidade do atual governo do Estado”, disse Piana, que salientou não estar palestrando com interesse de criticar o atual governador.

Dentre as desventuras do momento atual da economia, Piana vê as inovações como uma das importantes formas de driblar a crise. “A inovação é fundamental para a manutenção do emprego, da renda e do comércio funcionando”, comenta.

Para o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, Piana é um profundo conhecedor do cenário econômico paranaense. Em virtude disso, o Jornal Diário dos Campos fez uma excelente escolha em convidar o presidente da Fecomércio para palestrar no evento. “A entidades representativas como a ACIPG e a Fecomércio tem uma árdua missão neste momento de crise econômica e política do país. Temos que trabalhar juntamente com os setores produtivos para que atravessemos este período de recessão com o mínimo de perdas, e sempre mantendo o otimismo”, disse Fonseca.