ACIPG e SENAI estudam parceria para aprendizagem

06/04/2017

A Associação Comercial, Industrial e Empresaria de Ponta Grossa (ACIPG) inicia estudo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na última quarta-feira (6), a coordenadora de Educação Thaiane de Góis Domingues e o gerente Robson Alexandre Gravena, do SENAI, foram recebidos pela superintendente da ACIPG, Rosmery Kostycz, acompanhada com a gerente Institucional e Financeira, Cintia Moura Martins e a pedagoga do Projeto Antares, realizado pela Associação.

De acordo com a superintendente da ACIPG, o objetivo da parceria seria expandir a oferta de aprendizagem industrial do SENAI, através da ACIPG, angariando jovens para participarem dos cursos oferecidos pelo SENAI e disponibiliza vagas de aprendizagem para as empresas de Ponta Grossa. “Uma parceria entre a ACIPG e o SENAI reforça o objetivo da Associação em oferecer capacitação e gerar oportunidades, à serviço do empresariado pontagrossense”, comenta Rosmery.

A superintendente comentou que em ambas as possibilidades a parceria pode ser produtiva para a ACIPG. Segundo ela, o Projeto Antares, desenvolvido pela Associação é gratuito para os estudantes selecionados e mantido por doações de empresários. A iniciativa acontece em módulos anuais, três vezes na semana, no período letivo e oferece aulas ao longo de todo o ensino médio, de modo que ao final de três anos os alunos tenham conhecimentos. “Além de intermediarmos o contato com as empresas, os participantes do Projeto Antares teriam a oportunidade de fazer um curso profissionalizantes através do SENAI, bem como de estagiar em empresas associadas”, disse.

Para a pedagoga do Projeto Antares, a aprendizagem cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas, pois prepara o jovem para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, permite às empresas formarem mão-de-obra qualificada, cada vez mais necessária em um cenário econômico em permanente evolução tecnológica. “Este foi o primeiro passo para desenvolvermos uma parceria. Agora estudaremos a grade curricular dos cursos para alinharmos as ementas”, disse Fabiane.

Para Gravena, o SENAI ter um parceiro com a relevância da ACIPG junto ao empresariado local, contribui com o nosso propósito de oportunizar aos estudantes uma formação profissional de qualidade, reconhecida internacionalmente. “Para empresas, por sua vez, a parceria possibilita a contratação de jovens bem preparados, contribuindo desta forma para a formação de mão-de-obra diferenciada”, disse o gerente do SENAI.