Bela, Recatada e Não do Lar no Dia da Mulher

09/03/2017

O Conselho da Mulher Executiva (CEME), da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), realizou dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, um Café com Palestra, denominado como Bela, Recatada e Não do Lar, na sede da Associação. O evento contou com a presença da vice-prefeita Elizabeth Schmidt e da secretária Municipal de Saúde Ângela Pompeu, entre outras mulheres de destaque em Ponta Grossa. Nas homenagens, emoção, irreverencia e apresentação cênica. Além disso, uma palestra tratou do protagonismo feminino nos dias atuais e suas responsabilidades.

O CEME dedicou a homenagem BELA, RECATADA E NÃO DO LAR 2017 para a médica cubana, Yanet Arbolaez Espinosa, médica do Programa Mais Médicos, nascida em Cuba, que atua com ações humanitárias na Unidade de Saúde Dr. Ottoniel Pimentel dos Santos, no bairro de Oficinas. A outra homenageada foi aposentada e contadora de histórias, Lucélia Clarindo idealizadora do projeto Bando da Leitura.

O evento contou ainda com a palestra da doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sirlei Moletta que discorreu sobre a construção do papel feminino na sociedade de consumo, os espaços da mulher no mercado de trabalho, as diferenças de condições de trabalho e remuneração das mulheres, a flexibilização e precarização do trabalho feminino, a dupla jornada e o acúmulo de tarefas sob a responsabilidade das mulheres.

A vice-prefeita Elizabeth Schmidt agradeceu o convite e disse que o dia das mulheres é todo o dia. Para ela, o CEME realizar um evento com este, valoriza a mulher e o seu protagonismo na vida empresarial, na vida pública, em um novo contexto de empoderamento do ser feminino. “O papel da mulher na sociedade precisa ser discutido, precisa ser valorizado. Não precisamos competir por espaço, mas sim termos ciência de nossa importância. Eventos como este ressaltam este reconhecimento”, disse Elizabeth.

Para a presidente do CEME, Jocemara Gomes, a realização de eventos como este está previsto no Regimento Interno CEME e tem como objetivo promover mudanças fundamentais e essenciais para o estabelecimento de políticas voltadas para a mulher em âmbito econômico, empresarial, social e cultural. “Este evento vem com um diferencial participativo que mostra a integração entre o grupo de conselheiras que se esforçaram para premiarmos mulheres de destaque, por ocasião do Dia Internacional da Mulher”, disse Jocemara que anuncia outras ações similares visando a valorização da mulher no decorrer deste ano.