Notícias


Projeto Antares, da ACIPG, inicia atividades para 2017

02/03/2017


Compartilhe

Na tarde desta quinta-feira (2), o Projeto Antares, promovido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, realizou sua aula inaugural. Cerca de 40 estudantes de diversas instituições de ensino da cidade, receberam as boas vindas da equipe pedagógica, da superintendente da ACIPG, Rosmery Kostycz e da diretora de Comércio, Milane Aparecida Fadel Barbur. A turma 2017 do Projeto Antares conta com 30 novos estudantes.

O Projeto Antares é gratuito para os estudantes selecionados e mantido por doações de empresários. A iniciatica acontece em módulos anuais, três vezes na semana, no período letivo e oferece aulas ao longo de todo o ensino médio, de modo que ao final de três anos os alunos tenham conhecimentos avançados nas disciplinas de Português, Exatas (Física, Química e Matemática), conhecimento básico de Lógica de Programação, Noções de Contabilidade, Noções de Administração, Noções de Direito, Empreendedorismo, Educação Financeira, Cooperativismo Jovem e Cidadania.

Matheus Cardoso é calouro no curso de engenharia civil na Universidade Estadual de Ponta Grossa, só estudou os últimos dois anos do ensino médio em encola particular, o restante apenas em escola pública. Ele conta que o Projeto Antares o auxiliou muito a ter foco nos objetivos, bem como na hora de estudar. “Após a experiência no Antares, além do conhecimento adquirido nas disciplinas do ensino médio, fiquei confiante para traçar meus objetivos e traçar meus planos”, disse.

Já Pedro Henrique dos Santos Carraro, estudante do 1º ano do Colégio Estadual Borel du Vernay, e recém ingresso no Projeto, almeja com o Antares ficar mais produtivo em sua vida estudantil, visando o PSS, para entrar na faculdade. “Minha irmã está no segundo módulo do Antares e vejo em casa os benefícios que o projeto traz ao participante. Por isso, estava ansioso para o início das atividades”, comenta.

Na aula inaugural, a diretora de Comércio da ACIPG, Milane Aparecida Fadel Barbur, discorreu sobre a importância do conhecimento em um mundo balisado pela competitividade, e o Brasil, abalado pela crise financeira que não se tem a previsão de quando irá acabar. “Façam a diferença, não apenas para o vestibular, mas para a colocação de vocês no mercado de trabalho, dentro e fora do Brasil, aqui vocês podem ir além, dediquem-se a isso”, salientou Milane.

A superintendente da ACIPG também usou da palavra e passou um pouco de sua experiencia profissional para os estudantes. Ela salienta que o conhecimento pode ajudar na contratação, mas não garante a permanencia do profissional no mercado. Para ela, saem da fila do desemprego aqueles que com iniciativa, que são criativos e que estão sempre um passo a frente dos demais. “No Projeto Antares, empresários estão apostando em vocês, visando a um futuro melhor. Por isso, aproveitem a oportunidade”, falou Rosmery, dando as boas vindas aos estudantes.  

Sob a coordenação da colaboradora da ACIPG, Fabiane Somer, aconteceu ainda uma dinâmica para a integração dos calouros com os veteranos do Projeto. “As aulas serão ministradas na sede da ACIPG, como também na Faculdade Secal, parceira do Projeto Antares”, anunciou Fabiane.





Leia Mais Notícias