Planilha de custos da VCG é discutida na ACIPG

14/02/2017

O representante da Associação Comercial, Industrial e Empresárial de Ponta Grossa (ACIPG), no Conselho Municipal de Transporte (CMT), Roberto Mongruel,a convite, participou na noite da última segunda-feira (13), da reunião da Diretoria para explanar sobre a planilha de custos da Viação Campos Gerais (VCG), que será discutida nesta terça-feira.

Mongruel apontou os principais pontos da planilha, e salientou que os dados atendem a Lei Municipal 7.018, que sustenta o contrato de concessão, como também que é semelhante na maioria dos municípios paranaenses. No entanto, aponta que o transporte coletivo está a beira de um colapso pelo diminuição da quantidade de usuários, e o aumento da quantidade de quilometros rodados. “A tarifa nada mais é que um rateio, quanto custa dividido por quantos pagam, cada vez mais tem menos para pagar e cada vez mais custa mais. Transporta-se menos passageiros do que há 20 anos e os veículos rodam mais”, comenta.

Além disso, Mongruel citou dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), que aponta que o sistema de transporte coletivo é custeado entre 60 a 70% pelo vale transporte, pago pelos empresários.

Fixada atualmente em R$ 3,20, a passagem de ônibus pode chegar a R$ 3,76 caso seja aceita a planilha, o que irá refletir um aumento de 17,5%.Após apresentada pelo poder público, o Conselhotêm até 15 dias para avaliar o documento a gerar uma proposta ao Executivo municipal.

O presidente a ACIPG, Douglas Taques Fonseca, pediu para que Mongruel retornasse à ACIPG após a apresentação da proposta pelo poder público com mais informações.