ACIPG recebe audiência pública sobre contratos de pedágios

24/05/2016

Dando sequência às ações da Frente Parlamentar contra a renovação dos contratos de pedágio, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu audiência pública sobre o tema, na noite de 23 de maio, com a presença de políticos, sociedade e imprensa.

O vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e presidente do Conselho de Representantes da Acipg, Sérgio Leopoldo, comenta que as entidades são contra os contratos vigentes até 2021 do jeito que estão e contra a renovação. “É preciso reduzir os valores cobrados nos pedágios. Somos a favor dos pedágios, mas não a esse custo”.

Durante a audiência, deputados membros da Frente, destacaram que vão mobilizar os paranaenses para que todos participem das discussões. “Vamos trabalhar pela não renovação dos contratos de concessão que vencem em 2021, defender a abertura de uma nova licitação e fiscalizar a realização das obras que as concessionárias de pedágio se comprometeram a realizar no momento em que assinaram os contratos atuais”, destaca o deputado estadual Marcio Pauliki.

O deputado frisou que as obras no Estado não serão realizadas dentro dos prazos previstos pelas concessionárias. “Hoje, 40% das obras foram finalizadas, 20% estão em andamento e as outras 40% não terão tempo hábil para serem finalizadas”.

O deputado estadual Péricles de Holleben Mello também ressaltou que os pedágios dizem respeito a todos e que a renovação, da maneira como está, não deve acontecer.

Em todo Estado, Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) receberão audiências públicas para tratar do tema. Ponta Grossa foi a primeira a receber a audiência, que segue para Foz de Iguaçu e Cascavel, no dia 17 de junho; Umuarama, em 24 de junho e Londrina e Maringá, dia 8 de julho.

Faciap

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) acompanhou o lançamento da Frente Parlamentar Contra a Renovação dos Contratos de Pedágio dia 16 de maio, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

O vice-presidente da Faciap, Ivaldo Sá Barreto Filho, que participou das discussões, acredita que é importante para o setor produtivo apoiar o objetivo da frente. “Renovar os contratos é homologar o que já está em curso no Paraná, uma concessão nociva para a economia do estado. Independentemente de bandeira política, apoiamos a iniciativa. O ideal seria uma ampla discussão envolvendo a sociedade e os setores produtivos para redefinir todos os processos. E esse debate precisa ser feito já, e não postergado para 2021, no término dos contratos”.

Também estiveram na audiência pública a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, Sistema Ocepar, Força Sindical, entre outras.

Assessoria de imprensa ACIPG