Notícias


ACIPG recebe audiência pública sobre contratos de pedágios

24/05/2016


Compartilhe

Dando sequência às ações da Frente Parlamentar contra a renovação dos contratos de pedágio, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu audiência pública sobre o tema, na noite de 23 de maio, com a presença de políticos, sociedade e imprensa.

O vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e presidente do Conselho de Representantes da Acipg, Sérgio Leopoldo, comenta que as entidades são contra os contratos vigentes até 2021 do jeito que estão e contra a renovação. “É preciso reduzir os valores cobrados nos pedágios. Somos a favor dos pedágios, mas não a esse custo”.

Durante a audiência, deputados membros da Frente, destacaram que vão mobilizar os paranaenses para que todos participem das discussões. “Vamos trabalhar pela não renovação dos contratos de concessão que vencem em 2021, defender a abertura de uma nova licitação e fiscalizar a realização das obras que as concessionárias de pedágio se comprometeram a realizar no momento em que assinaram os contratos atuais”, destaca o deputado estadual Marcio Pauliki.

O deputado frisou que as obras no Estado não serão realizadas dentro dos prazos previstos pelas concessionárias. “Hoje, 40% das obras foram finalizadas, 20% estão em andamento e as outras 40% não terão tempo hábil para serem finalizadas”.

O deputado estadual Péricles de Holleben Mello também ressaltou que os pedágios dizem respeito a todos e que a renovação, da maneira como está, não deve acontecer.

Em todo Estado, Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) receberão audiências públicas para tratar do tema. Ponta Grossa foi a primeira a receber a audiência, que segue para Foz de Iguaçu e Cascavel, no dia 17 de junho; Umuarama, em 24 de junho e Londrina e Maringá, dia 8 de julho. 

Faciap

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) acompanhou o lançamento da Frente Parlamentar Contra a Renovação dos Contratos de Pedágio dia 16 de maio, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

O vice-presidente da Faciap, Ivaldo Sá Barreto Filho, que participou das discussões, acredita que é importante para o setor produtivo apoiar o objetivo da frente. “Renovar os contratos é homologar o que já está em curso no Paraná, uma concessão nociva para a economia do estado. Independentemente de bandeira política, apoiamos a iniciativa. O ideal seria uma ampla discussão envolvendo a sociedade e os setores produtivos para redefinir todos os processos. E esse debate precisa ser feito já, e não postergado para 2021, no término dos contratos”.

Também estiveram na audiência pública a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, Sistema Ocepar, Força Sindical, entre outras.

Assessoria de imprensa ACIPG





Leia Mais Notícias